O Grêmio venceu o Santa Cruz por 3 a 0 na Arena na manhã deste domingo (6) e assegurou o bicampeonato da Recopa Gaúcha. Com Tiago Nunes e Evandro Fornari ainda se recuperando de covid-19, o Tricolor teve Pedro Sotero, analista de desempenho, à beira do gramado pela segunda vez consecutiva — havia "estreado" contra o Brasiliense, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira.
A comissão técnica decidiu escalar uma equipe reserva na decisão da Recopa, utilizando um time mesclando jogadores mais experientes, como Victor Ferraz e Paulo Miranda, e atletas jovens, casos de Adriel e Guilherme Guedes (que não jogava como titular desde agosto de 2020). Sotero elogiou os garotos e ressaltou a chance dada a eles.
— Foi uma oportunidade muito boa para observas alguns atletas, iniciando a partida, como se portariam em uma final. E foi importante também o suporte e apoio dos jogadores mais experientes. Todos estão muito felizes pela conquista e por jogarem. Temos um grande grupo, e todos foram muito importantes para sairmos daqui com o título — disse o auxiliar, que completou:
— Estamos iniciando um trabalho e conhecendo o elenco. Quando damos a oportunidade de colocá-los para jogar, é também para entender as características para que consigamos fazer as avaliações internas e tomarmos as melhores decisões.
O comandante gremista também fez uma análise da partida, em que o Grêmio encontrou dificuldades para chegar à goleira do Santa Cruz na primeira etapa, mas conseguiu furar a defesa da equipe do Interior no segundo tempo — com três gols marcados.
— Realmente, no primeiro tempo tivemos algumas dificuldades, oscilamos bastante e faltou refino no último terço. No segundo, conseguimos acelerar as nossas jogadas, circular a bola de um lado para o outro, com velocidade, e conseguimos fazer o resultado e o título. Conseguimos dar uma dinâmica muito boa para a equipe — observou.
O Tricolor, que folgou no Brasileirão nesta rodada, volta a campo na próxima quinta-feira, contra o Brasiliense, no Serejão, em Brasília, pelo segundo jogo da terceira fase da Copa do Brasil. A equipe de Tiago Nunes tem a vantagem por ter vencido por 2 a 0 na Arena na última semana.