Neste sábado (5), o Grêmio fez o último treino antes de enfrentar o Santa Cruz, neste domingo (6), às 10h30min, pela Recopa Gaúcha. Para este jogo, o Grêmio deve mandar a campo uma formação de time composta por jogadores reservas, e não mais pelos jovens do Grupo de Transição. A atividade também foi marcada pela volta aos trabalhos dos atacantes Diego Souza, Ferreira e do lateral Rafinha.
Os três, juntos do atacante Luiz Fernando e do preparador de goleiros Mauri Lima, testaram positivo para a Covid-19 na última semana de maio. O comunicado oficial dos resultados foi feito pelo Grêmio no dia 28. Na última sexta-feira (4), os atletas fizeram mais uma coleta para o exame RT-PCR, obtiveram o resultado negativo e, por consequência, foram liberados para voltar aos treinos.
Além dos atletas recuperados, o zagueiro Rodrigues, o volante Darlan, o meia Pedro Lucas e o atacante Luiz Fernando seguem isolados após testarem positivo. Na comissão técnica, Tiago Nunes e o auxiliar Evandro Fornari também estão impedidos de trabalhar presencialmente por terem positivado.
Durante a temporada de 2021, o Grêmio tem enfrentado um surto de coronavírus entre jogadores e comissão técnica. Desde o fim de março deste ano, 14 jogadores obtiveram resultado positivo nos exames para a Covid-19.