Antes de iniciar a disputa da final do Gauchão contra o Inter, no próximo domingo, no Beira-Rio, o Grêmio manteve o 100% de aproveitamento na Copa Sul-Americana e chegou a sua sexta vitória seguida sob o comando do técnico Tiago Nunes. O triunfo por 3 a 1 sobre o Lanús, na noite desta quinta-feira (13), na Arena, teve a marca de Ferreira. O camisa 11 balançou as redes duas vezes e deu assistência para Matheus Henrique marcar o seu gol. O zagueiro Guillermo Burdisso anotou para os argentinos.
Com a vitória, o Grêmio está virtualmente classificado para as oitavas de final da Sul-Americana. O Tricolor lidera o Grupo H, com 12 pontos, seis a mais que Lanús e La Equidad faltando duas rodadas. A grande vantagem no saldo de gols, porém, é que deixa o time gaúcho tranquilo. O Grêmio tem saldo 12, enquanto o La Equidad tem zero e o Lanús aparece com um negativo.
A nota ruim da noite ficou por conta de Thiago Santos, que sentiu um desconforto na coxa direita e precisou sair ainda antes do intervalo. O volante fará exames hoje e é dúvida para o clássico de domingo no Beira-Rio.
Como não podia ser diferente, Ferreira foi eleito o melhor em campo pela Conmebol. Na saída do gramado, o atacante comemorou mais uma grande atuação e disse que está vivendo o melhor momento de sua carreira.
— O Lanús tem uma equipe qualificada, forte. Sabíamos da importância da vitória para uma classificação. Aos poucos vamos entrosando, achando a melhor maneira de jogar. Estamos no caminho certo. Acredito que sim (vive a melhor fase). O segredo é o trabalho, a confiança da comissão técnica e do grupo. Eu procuro sempre ajudar. O importante é a vitória — comemorou.
Outro artilheiro da noite, Matheus Henrique balançou as redes pelo segundo jogo seguido. O volante destacou que sua maior presença na área adversária é uma das novidades do técnico Tiago Nunes.
— Tiago tem usado dois médios e pede para a gente pisar na área. Escutei os conselhos, minha característica não é muito de fazer gols, mas estou chegando e isso tem me dado confiança. A gente vem trabalhando diariamente na semana. Eu sabia que teria muita liberdade com dois volantes me protegendo. O professor pediu para eu me aproximar do Churín, e foi assim que aconteceram os gols nos dois jogos — revelou Matheus.
Com seis vitórias em seis jogos pelo Grêmio, Tiago Nunes tem o melhor começo de um técnico no clube desde Evaristo de Macedo, em 1997. O treinador mostrou sua satisfação com a atuação e destacou as dificuldades impostas pelo Lanús.
— É uma competição dura, difícil de jogar. Enfrentamos um adversário com tradição, que já foi campeão e finalista na última edição. O jogo foi de muito duelo físico, de muito comprometimento, diferente de partidas que temos enfrentando no cenário nacional. A equipe se comportou bem no campo, controlou o adversário. A equipe fez uma boa atuação. Estou feliz, agora é esperar a partida de domingo — projetou o treinador.
Sobre a situação de Thiago Santos, Tiago mostrou otimismo. Ele afirmou que o volante estava bem no vestiário e vai aguardar pelo resultado de exame para saber se poderá contar com seu camisa 5 para o clássico.
— Vamos avaliar a condição do Thiago. Ele mesmo falou que poderia ser algo leve, disse que foi um beliscão na coxa. Vamos esperar e avaliar qual procedimento tomar — resumiu.
Além da situação de Thiago Santos, outra preocupação que a vitória sobre o Lanús deixou ficou por conta de mais um gol sofrido na bola parada. Nunes disse que conversou com seus jogadores no vestiário sobre o lance e admitiu preocupação em corrigir esse tipo de jogada para o Gre-Nal.
— Já detectamos e conversamos com os atletas o motivo do cabeceio do adversário. Temos de ir ajustando. Somente jogo a jogo teremos a possibilidade de melhorar. Nada que o trabalho não resolva. Vamos focar para domingo ter um melhor aproveitamento nessa jogada — finalizou.
Se Thiago Santos não puder jogar o Gre-Nal, Lucas Silva deverá ser o titular da primeira função do meio-campo do Grêmio no Beira-Rio. Reserva contra o Lanús, Darlan é o mais cotado para fechar o setor com Matheus Henrique.