Adversário do Grêmio na primeira rodada do Brasileirão, o Ceará não vive um bom momento na temporada de 2021. Em um período de 19 dias, a equipe comandada por Guto Ferreira foi vice-campeã da Copa do Nordeste, perdeu o título do Cearense para o Fortaleza e caiu, na última quinta, na fase de grupos da Copa Sul-Americana.
O treinador, inclusive, vem sofrendo com críticas por parte da torcida e da imprensa cearense. Os torcedores argumentam que Guto não promove modificações no time e que as substituições dentro das partidas vêm sendo feitas de maneira equivocada.
O cenário coloca o Ceará em uma encruzilhada nesta próxima semana. Assim como tem a estreia no Brasileirão neste domingo — onde é sempre importante começar com o pé direito —, a equipe tem clássico contra o Fortaleza na próxima quarta pela terceira fase da Copa do Brasil. Um jogo que já seria fundamental vencer, ganha ares de decisão. Isso pode fazer com que o treinador opte por poupar alguns atletas pensando no duelo contra o principal rival.
Dentro de campo, o principal destaque do clube cearense segue sendo o meio-campista Vina, um dos melhores do último campeonato nacional. No entanto, a fase do atleta não é a das melhores, conforme Gerson Barbosa, setorista do Ceará para a Rádio O Povo CBN de Fortaleza.
— O Vina continua sendo o atleta com mais potencial técnico da equipe, mas não tem ido tão bem assim nos últimos jogos (saiu no decorrer da partida contra o Jorge Wilstermann pela Sul-Americana). O Ceará se encorpou defensivamente com a chegada do Messias (ex-América-MG). Ele e o Luiz Otávio tem ido muito bem, assim como o lateral Bruno Pacheco e o goleiro Richard. O Luiz, contudo, é dúvida, por uma entorse no joelho — revelou Barbosa.
Além do zagueiro, Guto Ferreira tem mais duas dúvidas para o confronto contra o Grêmio. Felipe Vizeu vem em processo de retreinamento físico depois de se recuperar de uma lesão. Jael, ex-Tricolor, também sentiu contusão e pode não atuar no domingo. O colombiano Mendoza está suspenso por brigar na final da Copa do Nordeste e será desfalque.