O Gre-Nal que garantiu ao Grêmio o tetracampeonato gaúcho teve um sabor especial para o atacante Pepê. O jogador de 24 anos fez sua despedida do clube, mesmo sem ser protagonista como em outras oportunidades. A partir de agora, o destino do camisa 25 será o Porto, de Portugal, que pagou 15 milhões de euros para contar com os gols, dribles e assistências que o tornaram um dos xodós da torcida gremista.
A passagem de Pepê pela Arena teve momentos de altos e baixos. Sempre pedido pelo torcedor para ser titular, ele só passou a ser utilizado nesta condição a partir da venda de Everton para o Benfica, em agosto do ano passado.
No começo, apesar de gols, passes e dribles, ele quase sempre era utilizado como alternativa no segundo tempo. Em 2019 viveu um momento delicado ao errar o último pênalti na semifinal da Copa do Brasil contra o Athletico-PR e ver o Grêmio ser eliminado.
Quando o Cebolinha partiu para a Europa, o paranaense de Foz do Iguaçu mostrou estar pronto e foi protagonista em diversos momentos, até conviver com uma incômoda lesão no quadril e virar foco de polêmica entre Renato Portaluppi e seu representante, Adriano Spadotto, que foi criticado pelo treinador por conta das negociações para sua saída da Arena.
— Acho que o próprio empresário do jogador deveria pensar com um pouco mais de inteligência. O atleta poderia ser mais valorizado. Sendo campeão, ele será valorizado. Mas as pessoas acham que os negócios têm de sair da noite para o dia. É preciso ter muita calma nessas horas — disse o técnico, em janeiro.
Após a venda, o atacante passou mais tempo no departamento médico do que em campo. Recuperado, ele ainda fez dois jogos com Tiago Nunes, contra o Aragua, pela Copa Sul-Americana, e no Gre-Nal 432.
Início da trajetória
Pepê fez sua estreia pelo Grêmio em 28 de maio de 2017, em Recife, numa derrota de 4 a 3 para o Sport. Neste jogo, Renato utilizou um time de reservas por estar envolvido na Libertadores e na Copa do Brasil. O então camisa 39 entrou aos 25 minutos do segundo tempo no lugar de Everton, que à época era reserva de Fernandinho. E ele mostrou o cartão de visitas ao sofrer um pênalti, que originaria o terceiro gol tricolor.
Naquele ano, ele seria utilizado em mais dois jogos e marcaria seu primeiro gol, contra o Atlético-MG, mais uma vez com o time reserva.
— Foi uma sensação especial. Nem acreditei que estava fazendo gol. Foi um jogo muito importante, o primeiro como titular, e ainda fiz gol. Um momento especial e um dos meus melhores jogos —disse em entrevista à Grêmio TV em 2019.
Desde a estreia até o último domingo, Pepê atuou 144 vezes pelo Grêmio e marcou 32 gols. Neste período, ele participou das conquistas do Gauchão de 2019-20-21.
Confira 10 momentos de Pepê pelo Grêmio:
1) Estreia
28/5/2017 - Sport 4 x 3 Grêmio - Brasileirão
Aos 20 anos, fez sua primeira partida no time profissional. Entrou no segundo tempo, aos 25 minutos, e sofreu um pênalti.
2) Primeiro jogo como titular
3/12/2017 - Atlético-MG 4 x 3 Grêmio - Brasileirão
Primeiro jogo como titular. Fez um gol e deu uma assistência para Batista marcar.
3) Protagonismo
13/7/2019 - Grêmio 2 x 1 Vasco - Brasileirão
Com grande atuação, comandou a virada sobre o time carioca, na Arena, marcando os dois gols da vitória.
4) Gol importante
2/10/2019 - Grêmio 1 x 1 Flamengo - Libertadores
Em um jogo onde o Tricolor foi dominado pelo time de Jorge Jesus, Pepê saiu do banco aos 35 do segundo para marcar o gol de empate sete minutos depois e manteve as esperanças de classificação.
5) Titular ao lado de Everton
5/12/2019 - Grêmio 2 x 0 Cruzeiro - Brasileirão
No último jogo de 2019 na Arena, Pepê foi titular do ataque ao lado de Everton e marcou o primeiro gol da partida. Este jogo ainda ficou marcado pela aparição de Ferreira, que fez o outro gol do jogo, em jogada que começou com Pepê e teve corta-luz de Everton para que Ferreirinha fizesse seu primeiro gol profissional.
6) Decisivo
26/8/2020 - Caxias 0 x 2 Grêmio - Gauchão
No primeiro jogo das finais do Gauchão, já sem Everton, Pepê assume o protagonismo e marca o primeiro gol da partida. Depois, com um problema muscular, deixou o campo no começo do segundo tempo.
7) Marca em clássico
23/9/2020 - Inter 0 x 1 Grêmio - Libertadores
Era o primeiro Gre-Nal sem Everton Cebolinha e o Tricolor venceu no Beira-Rio com gol do camisa 25, que fez o primeiro de seus dois gols em clássicos.
8) Dono do jogo
14/10/2020 - Grêmio 3 x 1 Botafogo - Brasileirão
Em um jogo difícil em que Diego Souza foi expulso, quando o placar estava em 1 a 1, Pepê marcou duas vezes e garantiu a vitória diante dos cariocas.
9) Em mata-mata
26/11/2020 - Guaraní-PAR 0 x 2 Grêmio - Libertadores
No primeiro confronto pelas oitavas de final, Pepê teve atuação de alto nível e foi decisivo, dando a assistência para Jean Pyerre marcar o primeiro, e depois confirmou a vitória ao marcar o segundo gol.
10) Último gol
20/5/2021 - Aragua 2 x 6 Grêmio - Copa Sul-Americana
De forma surpreendente, foi incluído na delegação depois de mais de 30 dias fora por contra de lesão. Saiu do banco de reservas para marar seu último gol pelo clube e ainda dar uma assistência para Elias completar o passeio Tricolor em Caracas. Três dias depois, seria campeão gaúcho na despedida do clube.