Com foco na Copa do Brasil, o Grêmio preservou os titulares e perdeu a invencibilidade no Brasileirão para o Sport, neste domingo, na Ilha do Retiro, em Recife. Depois de um início surpreendente, em que obteve vantagem de dois gols, o time formado por muitos garotos não suportou a pressão e tomou uma virada por 4 a 3.
Quarta, aí, sim, com força máxima, a equipe buscará, contra o Fluminense, no Maracanã, a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. A vaga virá mesmo com empate, pelos 3 a 1 do jogo de ida, na Arena.
Leia mais:
Renato cita inocência e falta de ritmo dos jogadores para explicar derrota do Grêmio
"Não podemos correr o risco de cair da Copa do Brasil por desgaste", diz vice de futebol do Grêmio
Cotação ZH: Thyere é o pior na derrota do Grêmio para o Sport
Torcedor Gremista ZH: time reserva protagoniza festival de lambanças
Wianey Carlet: derrota para o Sport era previsível e não afeta o ânimo gremista
Renato mudou as peças e, também, o modelo tático. O Grêmio entrou com três zagueiros e três atacantes e surpreendeu um adversário que havia demitido o treinador no meio da semana. Já a três minutos, Everton disparou pela esquerda, ainda de seu campo, ingressou na área e só errou no momento do chute. Um minuto depois, o começo da vantagem. Fernandinho iniciou a jogada pela direita, passou a Nícola Careca, que serviu a Everton. O chute atingiu a trave esquerda e, na volta, Fernadinho estava novamente em ação para driblar Mateus Ferraz e fazer 1 a 0.
Quando o Sport atacava, tinha pela frente uma defesa bem constituída. Ou, em última instância, o goleiro Leo. A 13 minutos, ele espalmou a escanteio falta batida por Fabrício. Cada arrancada do Grêmio, contudo, revelava-se fatal. A 16 minutos, Machado bateu escanteio da esquerda, Jaison pulou alto e ajeitou de cabeça para Thyere, na frente,acertar de voleio. O resultado de 2 a 0 er muito mais do que um time formado exclusivamente por reservas poderia querer. Ainda haveria uma nova investida de Everton pela esquerda, pouco depois, mas, desta vez, Magrão defenderia.
Pressionado por sua torcida e com discussões entre seus próprios jogadores, como Rogério e Rithely, o Sport conseguiu descontar. Aos 33, Fabrício cruzou da direita e André, antecipando-se a Thyere, descontou. Leo foi novamente decisivo aos 35, ao defender chute potente de Everton Felipe.
A entrada de Reinaldo Lenis no lugar de Rogério no intevalo reanimou o Sport, que passou a explorar a velocidade do atacante pela direita. Foi o momento de maior dificuldade para o Grêmio, que havia perdido a retenção de bola em seu ataque e passava a mostrar-se frágil na marcação. Leo voltou a ser preciso a 17 minutos, em falta batida por Fabrício. Mas nada pôde fazer no cabeceio de Matheus Ferraz, aos 18, que venceu Thyere por cima e empatou. Renato buscou retomar o controle do jogo com Lima e Pepê, mas a estratégia não funcionou. A virada do Sport veio em conclusão de André, numa dividida com Bruno Rodrigo e Thyere. André, o nome do jogo, ainda marcaria o quarto, aos 38, enlouquecendo os torcedores que trocaram a ira inicial pela festa. Fernandinho, de pênalti, ainda descontou.
BRASILEIRÃO, 3ª RODADA, 28/5/2017
GRÊMIO: Leo; Thyere, Bruno Rodrigo (Beto da Silva, 31'/2º) e Bressan; Kaio, Machado, Jailson e Conrado; Fernandinho, Nícolas Careca (Lima, 20'/2º) e Everton (Pepê, 25'/2º)
Técnico: Renato Portaluppi
SPORT: Magrão; Fabrício, Durval, Mateus Ferraz e Mena; Rithely, Anselmo e Everton Felipe (Marquinhos, 27'/2º); Rogério (Reinaldo Lenis, int), Osvaldo (Thalyson, 31'/2º) e André
Técnico: Daniel Paulista
Gols: Fernandinho (G), aos quatro, Thyere (G), aos 16 e André (S), aos 33 minutos do primeiro tempo e Matheus Ferraz (S), a 18, André (S), a 27 e 38 e Fernandinho (G), a 41 do segundo.
Expulsão: Mena (S)
Cartões amarelos: Mena, Thalyson, Anselmo, Matheus Ferraz (S), Bressan (G)
Arbitragem: Jailson Macedo Freitas, auxiliado por Alessandro Rocha de Matos e Elicarlos Franco de Oliveira (trio baiano).
Local: Ilha do Retiro, em Recife
PRÓXIMO JOGO – COPA DO BRASIL
31/5/2017, 4ª FEIRA, 19H30MIN
FLUMINENSE X GRÊMIO
*ZHESPORTES