Chegou a período mais importante do primeiro semestre para o Grêmio. O time do técnico Tiago Nunes tem quatro partidas, em um espaço de 15 dias, que serão decisivas para o futuro tricolor em 2021. São dois jogos para confirmar a classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana — primeiro na quinta-feira (13), contra o Lanús-ARG, e depois no dia 20, na Venezuela, contra o Aragua, além dos dois clássicos diante do Inter, nos dois próximos domingos, que valem o título do Gauchão.
Seguindo o planejamento de não preservar jogadores, o treinador utilizará o que tem de melhor à disposição em todas as partidas — principalmente nos próximos dois compromissos, quando o Grêmio poderá se classificar virtualmente na competição continental e iniciará a disputa pelo título estadual.
Os únicos desfalques que Tiago Nunes terá nos próximos dias são os atletas que estão em recuperação no departamento médico tricolor. Na segunda-feira, após cumprir isolamento por ter testado positivo para a covid-19, Léo Chú voltou a ficar à disposição do treinador. Entretanto, ainda restam quatro jogadores que serão ausências nos próximos compromissos.
Jean Pyerre, Kannemann, Cesar Pinares e Alisson estão em recuperação e não ficam à disposição de Tiago Nunes para os duelos contra o Lanús, na Arena, e contra o Inter, no Beira-Rio. Pepê também consta no DM para se recuperar de dores no quadril, porém dificilmente seria utilizado. Vendido ao Porto, o atleta só cumpre seus últimos dias de contrato antes de viajar para a Europa.
A principal preocupação é o zagueiro argentino — o jogador atuou em apenas uma partida na temporada de 2021 e não tem previsão para retornar aos gramados. Com um incômodo no quadril, o atleta segue fazendo trabalhos de fisioterapia e passa por reavaliações diárias, até ser liberado pelos médicos gremistas.
— Não é crônico, nem grave. Ele tem um pequeno desconforto que incomoda, mas estamos tratando de colocá-lo em condições. Ele está bem. Daqui a pouco, ele está de volta — declarou o vice de futebol do Grêmio, Marcos Herrmann, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Departamento médico do Grêmio:
- Jean Pyerre: lesão muscular de grau 1 na coxa direita. Está em tratamento e sendo reavaliado diariamente. O atleta ainda não está trabalhando com os demais jogadores, entretanto, a previsão é de que o meia possa aparecer como opção, ao menos no banco, durante o Gre-Nal.
- Kannemann: segue tratamento com a fisioterapia em razão de um desconforto no quadril. O jogador tem realizado trabalhos individualizados na academia e no gramado. De acordo com a última atualização do clube, não há previsão para o retorno.
- Cesar Pinares: sofreu uma lesão muscular de grau 2 no adutor da coxa direita no início de abril. A previsão inicial do departamento médico é de que o chileno ficaria fora por cinco semanas. Segue realizando trabalhos de fisioterapia e não fica à disposição para o Gre-Nal.
- Alisson: rompeu o ligamento do tornozelo direito na partida contra o La Equidad-EQU e só deve voltar no segundo semestre. O atacante não passou por cirurgia e tem feito trabalhos conservadores de recuperação, através de fisioterapia.