Classificado para a final do Campeonato Gaúcho 2020, o Grêmio inicia uma semana decisiva.
Afinal, na quinta (14) o time tem um duelo decisivo contra o Lanús pela Copa Sul-Americana e, três dias depois, o primeiro jogo da final do Estadual contra o Inter.
Por isso, a "semana Gre-Nal" começa com pelo menos cinco mistérios no lado tricolor.
1) Força máxima, misto ou reservas na quinta?
Tiago Nunes foi questionado sobre a possibilidade de preservação contra o Lanús, na próxima quinta (14), na Arena, mas não foi conclusivo. O treinador inclusive destacou que alguns atletas poderiam ser poupados de treinos ou atuar menos minutos em determinadas partidas, mas não descartou a hipótese. Por outro lado, o técnico também valorizou o duelo contra os argentinos e valorizou a partida que pode ser decisiva para o futuro gremista na competição. Pode-se descartar um Grêmio reserva, mas não seria anormal ver um ou outro jogador poupado deste duelo.
2) Darlan como meia?
Esta é uma das grandes "novidades" de Tiago Nunes como treinador. Após a vitória contra o Caxias, ele citou Darlan e Matheus Henrique como "meio-campistas". De acordo com o técnico, os dois são jogadores que têm características defensivas e ofensivas no setor. Assim, ambos podem construir jogadas e chegar à frente.
— Eu trabalhei com o Darlan há bastante tempo, no sub-15. Na trajetória de formação dele, no sub-17, no sub-20 e na transição, ele sempre se notabilizou por ser um organizador de jogo e um jogador que pisava na área. Ele organizava a saída, participava da construção de meio campo e pisava na área. É um conceito que ele já tem a gente está tentando estimular que ele consiga fazê-lo. Existe uma diferença entre posição e função. A gente tenta potencializar o que ele tem de melhor. É um jogador que tem a chegada e a construção, assim como o Matheus (Henrique). Eu considero ele um meio-campista. Eu não gostaria de especializá-lo em uma posição. Acho que isso seria limitar demais jogadores que tem potencial para jogar em posições diferentes — disse o treinador.
3) E Kannemann, Jean Pyerre, Pinares e Léo Chú?
Léo Chú testou negativo para coronavírus e foi reintegrado ao grupo nesta segunda (10) no CT Luiz Carvalho. Jean Pyerre ainda não está trabalhando com os demais jogadores, mas a previsão do meia o coloca como opção para ficar pelo menos no banco no Gre-Nal. Kannemann ainda é dúvida, visto que está sendo reavaliado diariamente. Pinares, por sua vez, ainda não terá condições.
4) Quem estará na lateral esquerda?
Uma das posições que parece estar "aberta" ainda sob a batuta de Tiago Nunes. Em cinco partidas com o novo técnico, Bruno Cortez atuou em três oportunidades em duas partidas e Diogo Barbosa nas últimas duas.
5) Luiz Fernando ou Léo Pereira?
A ponta direita também apresenta dúvidas. Léo Pereira começou jogando por ali e Luiz Fernando apareceu nos últimos dois jogos. Depois de testar negativo para o coronavírus, Léo Chú foi reintegrado aos treinamentos e corre por fora atrás de uma vaga na equipe.