Ainda não se sabe em qual condição física Douglas Costa chega ao Grêmio, mas legalmente ele já está autorizado a entrar em campo com a camisa 10 do Tricolor. A CBF publicou o registro do novo contrato do meia com o clube, minutos depois do anúncio oficial ser feito pelas redes sociais, nesta sexta-feira (21). A regularização no Boletim Informativo Diário (BID) permite que ele jogue o Brasileirão e a Copa do Brasil.
A estreia do Grêmio no Campeonato Brasileiro está marcada para o próximo dia 30 de maio, um domingo, na Arena, contra o Ceará. Já a Copa do Brasil começa para o Tricolor no dia 2 de junho, poucos dias depois dos pontos corridos, também em Porto Alegre, contra o Brasiliense. Serão as primeiras oportunidades para o camisa 10 ser pelo menos relacionado para acompanhar a delegação gremista.
Para a inscrição na Copa Sul-Americana o procedimento e prazo são outros. O Grêmio deve enviar a lista de 50 inscritos atualizada com o nome de Douglas Costa até o dia 11 de julho para a Conmebol, dois dias antes do início das oitavas de final que podem marcar a estreia dele em competições continentais pelo Tricolor.
O Gauchão teve as inscrições encerradas ainda em abril, por isso Douglas assistirá o Gre-Nal 432, que decide o Estadual, de casa. O Grêmio recebe o Inter na Arena, domingo (23), a partir das 16h, para a segunda final do Campeonato Gaúcho.