"Plantel formado até o final de maio pra Sul-Americana". Foi com essa frase que o presidente Romildo Bolzan Junior falou sobre a competição que o Grêmio começará a disputar nesta quinta-feira (22), contra o La Equidad-COL, na Arena. A afirmação do mandatário gremista foi feita durante a entrevista de apresentação do novo vice-presidente de futebol do clube, Marcos Herrmann. Segundo Bolzan, se o Tricolor avançar para as fases seguintes da competição, os reforços que serão contratados para a disputa do Brasileirão serão inscritos para a disputa do torneio.
Dessa forma, a fase decisiva do Gauchão e fase de grupos da Sul-Americana servirão como uma espécie de preparação para o campeonato nacional, que mesmo sem ser colocado publicamente passa a ser o foco maior do Grêmio para a temporada. A ideia é tentar quebrar o jejum de 25 anos sem vencer a principal disputa do país e através dela garantir a volta à fase de grupos da Libertadores em 2022.
O Brasileirão está marcado para começar no final de semana de 29 e 30 de maio. Até lá, o Gauchão já terá sido definido e a fase de grupos da Sul-Americana também, já que o último jogo do Grêmio está marcado para o dia 27 de maio, contra o La Equidad, em Bogotá. Por isso, como disse o presidente, os reforços pontuais que chegarão para a competição nacional poderão jogar o torneio continental, caso o Tricolor seja o campeão de sua chave, já que apenas o primeiro colocado seguirá na disputa.
— Todo trabalho que será feito fica basicamente encaminhado para aquilo que será o Campeonato Brasileiro. Vamos depositar muita esperança nisso e vamos muito focados — enalteceu Romildo.
Com duas competições preparatórias para o Brasileiro, caso tenha que optar por uma prioridade nesse momento, o Grêmio tende a optar pela reta final do Gauchão para assegurar o tetracampeonato estadual que não é comemorado pelo clube desde 1988.
Veja o calendário de jogos até o final de maio:
22/4 - Sul-Americana - Arena - La Equidad (COL)
24/4 - Gauchão - Erechim - Ypiranga
29/4 - Sul-Americana - Lanús - Lanús (ARG)
2/5 - Gauchão - a definir - Semifinal
6/5 - Sul-Americana - Arena - Aragua (VEN)
9/5 - Gauchão - Arena - Semifinal
13/5 - Sul-Americana - Arena - Lanús
16/5 - Gauchão - a definir - Final (caso se classifique)
20/5 - Sul-Americana - Caracas - Aragua
23/5 - Gauchão - a definir - Final (caso se classifique)
27/5 - Sul-Americana - Bogotá - La Equidad
29 ou 30/05 - Brasileirão - Fortaleza - Ceará