Uma postagem de Douglas Costa nas redes sociais alvoroçou a torcida do Grêmio na noite desta segunda-feira (26). O atleta postou na sua conta oficial do Twitter: "Eu conto? Ou vocês contam?" E, sim, o Tricolor ainda sonha em contar com o atleta em 2021. Mas a situação não é tão simples.
O Grêmio não confirma a negociação, mas voltou a debater a possibilidade de repatriar o ídolo. Douglas Costa está, neste momento, emprestado ao Bayern de Munique, que já avisou ao estafe do atleta que não conta com ele para a próxima temporada. Ou seja, ele retornará para a Juventus depois do último compromisso com o time alemão, no dia 22 de maio, quando os bávaros enfrentam o Augsburg na última rodada do campeonato nacional.
A partir do retorno do atleta para a Itália, a direção gremista aguarda uma reunião do jogador e seu empresário com a Juventus. Neste momento, existem duas possibilidades concretas: empréstimo ou rescisão contratual.
A possibilidade mais concreta no momento é a de um empréstimo da equipe italiana, que pagaria parte do seu salário. Para isso, ele precisaria renovar o seu contrato com a Juventus. O vínculo atual vai até 30 de junho de 2022. Assim, ele renovaria pelo menos até 2023 para jogar em Porto Alegre, ganhar mercado, visibilidade, sequência e a possibilidade de uma revenda para que os italianos tivessem parte do investimento ressarcido. Este é o cenário que mais agrada o Grêmio no momento, visto que o salário, que supera os R$ 3 milhões, é considerado alto no Tricolor.
A segunda possibilidade, de rescisão, é mais remota, mas existe. Neste caso, Douglas Costa precisaria abrir mão de uma quantia considerável na Itália. Além disso, o Grêmio também teria de oferecer um salário mais atraente para o jogador e um contrato longo — porque a negociação provavelmente incluiria luvas pelo fato de o Grêmio passar a ter os direitos econômicos do atleta. Isto já foi debatido anteriormente e acatado. No entanto, a direção de futebol mudou, e isso hoje já não é consenso.
O Grêmio não confirma oficialmente, mas, sim, voltou a negociar com Douglas Costa.