Desde o início de 2021, o retorno de Douglas Costa passou a ser tratado no Grêmio como uma possibilidade real. Mas para a negociação avançar, é preciso que o jogador consiga a liberação da Juventus, pois tem contrato na Itália até junho de 2022.
Pois na tarde de segunda-feira (26), Douglas Costa fez uma publicação em uma rede social que agitou a torcida gremista: "Eu conto? Ou vocês contam?" Esta foi a mensagem escrita por ele. Para muitos, foi um sinal de avanço na possibilidade de retorno para a casa.
Após o alvoroço nas redes e a expectativa criada, busquei mais informações sobre a situação. O que recebi é que o atleta conseguiu avançar nas tratativas para a saída da Juventus. No momento, ele está emprestado ao Bayern de Munique, onde ficará até o final de maio, quando termina o campeonato alemão.
Faltando apenas três rodadas para o encerramento, o Bayern está muito próximo de conquistar mais um título. Assim que a competição for finalizada, ele será devolvido. Com várias lesões, não conseguiu corresponder nesta temporada.
Na Itália, com mais um ano de contrato, o jogador ainda tem 6 milhões de euros (R$ 39,5 milhões) a receber. É isto que está sendo discutido. A rescisão de contrato chegou a ser estudada, mas não se chegou ao consenso sobre o valor para o fechamento do acordo.
A possibilidade que surgiu é o empréstimo no último ano de vínculo. Assim, a Juventus pagaria parte do seu salário, com um limite estabelecido entre as duas partes, e o novo clube completaria a quantia. No final do contrato, em junho de 2022, Douglas ficaria livre. Esta é a novidade. O atleta recebeu a sinalização de que o empréstimo será avaliado.
Mas isto ainda não significa a garantia de acerto com o Grêmio. Se o clube precisar pagar metade do salário, já seria um custo alto, cerca de R$ 1,6 milhão por mês. E não percebo convicção dentro do clube nesta contratação. Apesar da ligação com a torcida gremista e o seu inquestionável talento como jogador de alto nível, os últimos anos foram marcados por lesões. E esta é uma preocupação. Por isso, o assunto ainda está sendo discutido na Arena.