A reformulação no elenco do Grêmio está em curso desde o início da temporada. Com a mudança no comando da equipe e montagem de um novo departamento de futebol o objetivo é analisar e intensificar no decorrer da temporada esse projeto. A chegada do novo treinador poderá acelerar após avaliação inicial.
O presidente Romildo Bolzan reforça a ideia de política de modificação no vestiário. O mandatário, que já planejava alterar questões internas há alguns anos, entende que o momento é de promoção de jovens.
— Só não vê quem não quer que o Grêmio, nitidamente, está fazendo um novo elenco. Que o Grêmio está produzindo novos jogadores, fazendo uma renovação. Talvez a gente tenha aqui, como aconteceu em 2015, um tempo para organizar um título. O clube sabe que forma uma base muito sólida e depois tem praticamente dois meses para fazer o elenco para o Campeonato Brasileiro. E aí, sim, teremos contratações pontuais. A política deste ano vai ser basicamente esta — disse Bolzan após a vitória sobre o Novo Hamburgo.
Desta forma, os conceitos, que serão adotados pela nova composição do futebol, seguirão a diretriz estabelecida pela cúpula de dirigentes do Conselho de Administração. O vice de futebol, que deverá ser anunciado em breve, e o treinador, que também poderá desembarcar na Arena nesta semana, compreenderão a filosofia.
Com isso, a ideia é ter um time competitivo a partir das disputas dos torneios nacionais. Jogadores mais experientes como Maicon, Pedro Geromel, Kannemann, Cortez, Rafinha e Alisson seguirão como alicerces para os novatos. O meio-campista e os laterais, inclusive, têm vínculos até o final da temporada e serão avaliados pelo rendimento dentro de campo. As permanências para 2022 ainda não estão definidas e dependerão do rendimento diretamente.
Outros "medalhões" já deixaram a Arena como Vanderlei, David Braz, Júlio César e Robinho. Podem deixar o Tricolor na próxima semana, conforme avaliação interna, atletas que não estão sendo utilizados: Victor Ferraz, Michel e Everton. E jovens que ascenderam ao profissional como Bobsin, Léo Pereira, Pedro Lucas e Ricardinho, devem ter mais chances.
Especificamente sobre Maicon, Bolzan destaca a relação próxima que tem com o antigo capitão. O acerto será cumprido com o volante, apesar das frequentes dores físicas que o jogador relata.
— Às vezes, nos coloca algumas situações, mas tenho espaço para conversa, temos uma relação muito próxima. Em forma, ele vai ser um jogador muito útil. Não pensamos em rescisão de contrato. O que mais desejo é que recupera a condição física — definiu.