O Grêmio venceu o Novo Hamburgo por 3 a 1 na noite deste domingo (18), na Arena, e confirmou a classificação para a semifinal do Gauchão. Jean Pyerre, autor de um gol e de uma assistência, foi o grande nome da noite que teve Diego Souza como artilheiro, balançando as redes duas vezes.
Com a vitória, o Tricolor retomou a liderança do Gauchão, com 21 pontos, um a mais que o Inter. Na última rodada, o Grêmio encara o Ypiranga dependendo de suas próprias forças para confirmar o primeiro lugar da fase classificatória do Estadual. Antes de enfrentar a equipe de Erechim, porém, o time gremista terá a estreia na Copa Sul-Americana diante do La Equidad, na quinta-feira.
A busca pelo substituto de Renato Portaluppi foi assunto no vestiário. O presidente Romildo Bolzan Jr. concedeu entrevista e confirmou a ideia de só anunciar o novo treinador após a definição do vice de futebol.
— Esse roteiro é o que vocês comentam, mas primeiro vamos para questão política, vice-presidência de futebol. Depois com o vice vamos conversar sobre a maneira de trabalhar com o treinador. Isso que está definido e vai ser dessa maneira, não tem como anunciar treinador tal, não vou ser eu que vou anunciar, vai ser o vice-presidência de futebol — disse Romildo.
Ainda que Romildo não tenha confirmado, Tiago Nunes está com negociação avançada para ser o treinador do Grêmio. O presidente limitou apenas a dizer que o novo técnico não será estrangeiro.
— Vai ser brasileiro. Entendemos que o treinador tenha que ter vivência de futebol brasileiro porque as questões do Grêmio neste ano passam pelo futebol brasileiro. E também porque estando no contexto, conhece o Grêmio, sabe no que está inserido. É um treinador que saiba trabalhar muito bem em todos os setores, tenha segurança, predileção por trabalhar com jovens, primeira proposta do ano — avaliou.
O volante Thiago Santos, que teve boa atuação contra o Novo Hamburgo, tratou de exaltar o resultado e o trabalho feito pelo interino Thiago Gomes até o anúncio do novo treinador.
— Expectativa é grande. Encontrei um grupo muito bom. Ambiente bom se faz com vitória. Eu estava há quatro meses sem jogar. Fico feliz de ajudar a equipe, de estrear na Arena com vitória. A vitória melhora o ambiente. Lutaremos por coisas grandes. O torcedor pode confiar que correremos por eles. Estamos esperando (o treinador), ainda não sabemos de nada. O Thiago (Gomes) tem nos ajudado, busca saber como estamos. Corremos por ele.
Depois de conquistar a primeira vitória no comando do Grêmio, Thiago Gomes exaltou o bom ambiente encontrado no elenco gremista.
— Conseguimos em pouco tempo colocar alguns detalhes que pedimos no treinamento de saída de jogo e construção. O grupo é sensacional pela forma que trabalhou nesses dias e aplicação. Fizemos um primeiro tempo de luxo, com marcação em cima, pós-perda, que foi algo que pedi bastante para eles — declarou Thiago Gomes, que disse não ter sido avisado se irá comandar a equipe contra o La Equidad.
— Continuo trabalhando, não tem nada definido até quando. Seguirei enquanto a direção entender que devo ajudar — completou.
A Conselho de Administração do Grêmio se reunirá nesta segunda-feira. É possível que o nome do novo vice de futebol seja definido, o que abrirá caminho para a oficialização de Tiago Nunes como novo treinador. No momento, Romildo tem Marcos Herrmann como novo preferido para ser o vice de futebol. Herrmann, no entanto, alega questões pessoais para não assumir.