O Grêmio tem duas questões para resolver nos próximos dias, visando a reconstrução do departamento de futebol para a temporada de 2021. Sem vice-presidente de futebol desde a saída de Paulo Luz e sem treinador desde a última quinta-feira (15), quando foi eliminado da fase preliminar da Libertadores, o Tricolor deve oficializar novos nomes durante a semana.
O presidente Romildo Bolzan, após a vitória contra o Novo Hamburgo por 3 a 1 no Gauchão, argumentou que primeiro irá resolver a questão política do clube, com a escolha de um novo vice-presidente de futebol para depois, junto a este novo nome, escolher o substituto de Renato Portaluppi no comando da equipe.
— Primeiro, vamos ver a questão política, escolher o vice-presidente de futebol. Depois, com o vice, conversar com ele sobre o novo treinador. Isso está definido e vai ser dessa maneira, não tem como anunciar o técnico tal agora. Não vou ser eu a oficializar isso, vai ser o novo vice. Estamos há dois dias nesse processo de mercado. O tempo que nós finalizarmos, serão anunciados — disse.
O mandatário tricolor também apontou o perfil desejado pelo clube para assumir o cargo de treinador para a próxima temporada, em que o Grêmio deve priorizar as competições nacionais, como a Copa do Brasil e o Brasileirão.
— Queremos um treinador que saiba trabalhar muito bem em todos os setores, que tenha predileção por trabalhar com jovens. O técnico vai ser brasileiro, que tenha vivência em âmbito nacional, que tenha vivência do país. Nossas grandes conquistas deste ano passam pelo futebol brasileiro — completou Romildo.
Em meio a um processo de reconstrução do elenco gremista, com a liberação de jogadores mais experientes (recentemente saíram Vanderlei e David Braz, por exemplo), o presidente negou que Maicon seja um dos atletas a serem liberados na reformulação da equipe.
— O Maicon é um jogador que tem contrato até o fim do ano. Às vezes, nos coloca algumas situações, mas tenho espaço para conversa, temos uma relação muito próxima. Em forma, ele vai ser um jogador muito útil. Não pensamos em rescisão de contrato. O que mais desejo é que recupera a condição física.
O Grêmio volta a campo na próxima quinta-feira (22), pela Sul-Americana, contra o La Equidad-COL, na Arena, pela primeira rodada da fase de grupos da competição.