O Governo do Rio Grande do Sul decidiu, na tarde desta segunda-feira (12), liberar a realização da partida entre Grêmio e Independiente del Valle antes das 20h. Assim, o jogo de volta entre os dois clubes, na Arena, pela terceira fase preliminar da Libertadores, poderá ser mantido para às 19h15min de quarta-feira (14). A pauta foi discutida pelo gabinete de crise montado pelo Executivo estadual, após pedido da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
A determinação para que os jogos sejam realizados apenas à noite, após as 20h, está em vigor desde o fim de fevereiro, quando o Estado ficou todo em bandeira preta conforme o modelo de distanciamento controlado implementado no RS. A medida foi tomada em parceria pela FGF com o governo para evitar aglomerações em estabelecimentos comerciais, que tinham de fechar mais cedo.
Na próxima quinta (15), mais uma reunião será feita pelo gabinete de crise para decidir em relação aos jogos do Gauchão. Existe um pedido da FGF para que a partida entre Grêmio e Novo Hamburgo, no próximo fim de semana, e a última rodada da fase classificatória da competição sejam realizadas sem a limitação de horário.
A ideia da FGF é antecipar alguns jogos, especialmente aos fins de semana, para a tarde. A realização da Divisão de Acesso e da Terceirona gaúcha também depende dessa flexibilização dos horários, já que a maioria dos estádios não tem iluminação adequada para receber jogos à noite.