A estreia do Grêmio na Copa Sul-Americana, contra o La Equidad-COL, na quinta-feira (22), vive um impasse. O jogo está marcado para as 19h15min, o que não é permitido pelo último decreto do governador Eduardo Leite. E o Comitê de Crise do governo do Estado analisará a questão apenas na manhã do dia da partida.
A solicitação formal da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para que o jogo ocorra às 19h15min foi enviada ao Palácio Piratini na manhã desta terça. O padrão é que o pedido seja analisado na próxima reunião do Comitê de Crise, que será na quinta pela manhã.
O último decreto de Leite proíbe a realização de jogos de futebol no Estado antes das 20h, por conta da pandemia. Na derrota do Grêmio por 2 a 1 para o Independiente del Valle-EQU, no dia 14 de abril, o governo concedeu uma autorização em caráter excepcional para que a partida ocorresse às 19h15min. Para o jogo válido pela Copa Sul-Americana, é necessária uma nova liberação.
Nos bastidores, os clubes e as pessoas envolvidas no processo não acreditam que haja qualquer possibilidade de o governo vetar a realização da partida. A tendência é de que as autoridades permitam que o jogo ocorra mais cedo sem maiores problemas.
Oficialmente, no entanto, o jogo entre Grêmio e La Equidad, na quinta, às 19h15min, não está confirmado.