O Grêmio está perto de confirmar Tiago Nunes como sucessor de Renato Portaluppi. Gaúcho de Santa Maria, o treinador de 41 anos encantou a direção tricolor por três características em especial: o futebol propositivo, o uso intenso da ciência de dados e, principalmente, a habilidade para trabalhar com a base.
Prioridade do clube para a temporada 2021, o aproveitamento dos garotos é uma das especialidades do treinador. Em 2013, quando dirigiu o sub-15 gremista, o profissional chegou inclusive a comandar os meio-campistas Darlan e Jean Pyerre, hoje atletas importantes do grupo principal.
1) Habilidade para trabalhar com a base
Nas conquistas da Copa Sul-Americana 2018 e da Copa do Brasil 2019, pelo Athletico-PR, Tiago Nunes lançou ou lapidou diversos garotos que despontaram no cenário nacional e internacional, como os zagueiros Róbson Bambu e Léo Pereira, o lateral-esquerdo Renan Lodi, o volante Bruno Guimarães e o atacante Rony.
Além de títulos, o trabalho do treinador rendeu muito dinheiro ao Furacão. Só com as vendas de Róbson Bambu (Nice-FRA), Léo Pereira (Flamengo), Renan Lodi (Atlético de Madrid-ESP) e Bruno Guimarães (Lyon-FRA), o clube paranaense arrecadou cerca de 55 milhões de euros, o que hoje equivale a cerca de R$ 365 milhões.
A ideia da direção gremista é que Tiago Nunes faça algo semelhante na Arena com garotos já afirmados, como Vanderson, Ruan, Darlan, Jean Pyerre e Ferreira, e com as promessas do elenco que ainda não receberam tantas oportunidades, como Fernando Henrique, Victor Bobsin, Pedro Lucas, Léo Chú, Léo Pereira e Ricardinho.
2) O uso intenso da ciência de dados
Outra virtude de Tiago Nunes que agrada ao clube é a valorização da análise de desempenho, da tecnologia e dos indicadores de performance. Além da observação in loco nos treinos e jogos, o técnico dá muita atenção à ciência de dados nas tomadas de decisão.
Para cuidar desta parte, o treinador deve convidar o analista de desempenho do Coritiba, Pedro Sotero, com quem trabalhou no Athletico-PR e no Corinthians. O profissional se juntaria ao auxiliar e fiel escudeiro Evandro Fornari na futura comissão técnica tricolor.
3) Futebol propositivo
Por fim, também pesa na escolha de Tiago Nunes o fato de ele ser um entusiasta do futebol ofensivo e propositivo, ditando o ritmo do jogo. Esta já era a maneira de jogar da equipe gremista com Renato Portaluppi, e a direção entende que é a mais adequada para o perfil do grupo tricolor.
Apesar de encaminhado, Tiago Nunes só será anunciado após ter uma conversa com o novo vice de futebol, que ainda não está escolhido. A ideia do clube é confirmar o novo departamento de futebol e a nova comissão técnica até quinta (22), data da estreia tricolor na Copa Sul-Americana.
Na partida contra o La Equidad-COL, na Arena, o time ainda será comandado pelo interino Thiago Gomes.