O lateral-direito Rafinha, 35 anos, fará sua estreia com a camisa do Grêmio nesta sexta-feira (16), contra o Caxias, em jogo atrasado da primeira rodada do Gauchão. Anunciado no fim de março pelo Tricolor, o jogador se recondicionou fisicamente e colocará à prova nesta noite uma invencibilidade nos primeiros jogos pelos clubes em que já passou.
Nas estreias pelos seis times anteriores (Coritiba, Schalke 04, Genoa, Bayern de Munique, Flamengo e Olympiakos), Rafinha nunca perdeu. Foram dois empates e quatro vitórias — com direito a três goleadas.
Pelo Grêmio, terá a chance de manter a escrita como referência em um time formado prioritariamente por jovens diante do Caxias. A tendência é de que oito dos 11 titulares sejam garotos formados nas categorias de base do clube, o que aumenta ainda mais a responsabilidade do experiente lateral-direito tricolor.
Confira as estreias de Rafinha na carreira:
Coritiba
Empate em 0 a 0 com a Ponte Preta
O primeiro jogo de Rafinha como profissional foi aos 18 anos, com a camisa do Coritiba, no empate em 0 a 0 com a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. A partida era válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, e o então jovem lateral-direito levou um cartão amarelo logo em sua estreia e acabou substituído no segundo tempo. Ele havia se destacado na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2004 e recebeu a oportunidade do técnico Antônio Lopes. Rafinha disputou 51 jogos e marcou cinco gols pelo Coxa, antes de ser negociado com o Schalke 04, da Alemanha.
Schalke 04
Empate em 1 a 1 com o Borussia Mönchengladbach
Aos 19 anos, foi negociado com o Schalke 04 e fez sua estreia entrando aos 36 minutos do segundo tempo do empate em 1 a 1 com o Borussia Mönchengladbach, pela terceira rodada do Campeonato Alemão. Apesar da participação curta, o lateral ganhou a titularidade na partida seguinte, pela fase de grupos da Liga dos Campeões. O Schalke 04 acabou derrotado por 1 a 0 para o PSV, na Holanda, mas valeu para Rafinha como sua estreia na Champions. Ficou no clube até 2010, quando foi negociado com o Genoa, da Itália.
Genoa
Vitória por 1 a 0 sobre a Udinese
Em agosto de 2010, Rafinha estreou com a camisa da Genoa na vitória por 1 a 0 sobre a Udinese, fora de casa, na primeira rodada do Campeonato Italiano. Contratado para ser o dono da lateral direita do time italiano, ele não decepcionou. Foram 37 jogos e dois gols pelo time de Gênova. A boa impressão deixada na Itália chamou atenção do gigante Bayern de Munique, que pagou 5,5 milhões de euros para contratá-lo. O anúncio de Rafinha, inclusive, foi feito junto ao do goleiro Manuel Neuer, com quem mantém amizade até hoje pelos oito anos em que atuaram juntos.
Bayern de Munique
Vitória por 3 a 0 sobre o Eintracht Braunschweig
A estreia de Rafinha pelo Bayern de Munique foi em 1º de agosto de 2011, na goleada por 3 a 0 sobre o Eintracht Braunschweig, fora de casa, na primeira fase da Copa da Alemanha. Os gols do jogo foram marcados por Mario Gómez, Bastian Schweinsteiger e Thomas Müller. No clube bávaro, ele atuou com a base da seleção alemã campeã do mundo de 2014. Permaneceu por oito temporadas no time de Munique, tendo feito 266 jogos e seis gols. Foram 18 títulos conquistados, com uma Liga dos Campeões e sete Campeonatos Alemães. Deixou o clube para retornar ao futebol brasileiro em 2019, para vestir a camisa do Flamengo.
Flamengo
Vitória por 6 a 1 sobre o Goiás
Ainda que tenha ficado no banco de reservas no empate com o Athletico-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil, a estreia mesmo foi na goleada por 6 a 1 sobre o Goiás, no Maracanã, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, em 14 de julho de 2019. Arrascaeta, Gabigol (duas vezes cada) e Bruno Henrique marcaram os gols da vitória. Ainda precisando de melhor condicionamento físico, o lateral foi substituído aos 14 minutos do segundo tempo para a entrada de Rodinei. No Flamengo, foram 46 jogos, sem nenhum gol marcado, mas ficou marcado pelos títulos do Brasileirão e da Libertadores em 2019. A saída para o Olympiakos, da Grécia, se deu em agosto de 2020.
Olympiakos
Vitória por 3 a 0 sobre o Asteras Tripolis
Era a sexta estreia de Rafinha por um novo clube na carreira _ e foi promissora. O primeiro jogo com a camisa do Olympiakos foi a goleada por 3 a 0 sobre o Asteras Tripolis, pela segunda rodada do Campeonato Grego, em 18 de setembro de 2020. Os gols foram marcados por Giorgos Masouras, duas vezes, e por Kostas Fortounis, com assistência de Rafinha. Mas a passagem de Rafinha pela Grécia durou pouco. Foram apenas 22 jogos, nenhum gol marcado, e menos de um ano no retorno à Europa. Rescindiu com o Olympiakos em fevereiro e, após desacerto com o Flamengo, acabou contratado pelo Grêmio, com contrato até o fim da temporada 2021.