O zagueiro e capitão do Grêmio, Pedro Geromel, chegou ao seu 297º jogo com a camisa tricolor na quinta-feira (29), contra o Lanús, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Foi a primeira partida do jogador de 35 anos na temporada, já que ele se recuperava de uma lesão no tornozelo esquerdo sofrida no Gre-Nal do Brasileirão, ainda em janeiro.
No retorno à titularidade, o camisa 3 teve um novo parceiro de zaga. Pela primeira vez, Geromel atuou ao lado de Ruan, 21 anos. Nada a que o veterano defensor gremista não esteja acostumado, afinal, este foi o seu 17º parceiro de zaga em oito temporadas no clube.
Geromel estreou pelo Grêmio em 2014. A primeira dupla de zaga do hoje ídolo tricolor foi Bressan, na vitória por 3 a 0 sobre o Novo Hamburgo, pelo Gauchão. Depois, ainda naquele ano, atuou com Saimon, Werley e Rhodolfo — com quem formou a primeira parceria consolidado como titular do clube.
Nos anos seguintes, teve como companheiros de defesa Erazo, Kadu, Fred, Wallace Reis e Rafael Thyere até a chegada do argentino Walter Kannemann, com quem forma até hoje a zaga titular do Grêmio. Juntos, conquistaram Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana, três vezes o Gauchão e têm retrospecto invejável. São 138 jogos de parceria, com 74 vitórias, 37 empates e apenas 27 derrotas — 62% de aproveitamento.
Mesmo com a consolidação da dupla com Kannemann, Geromel ainda teve outros companheiros de zaga em jogos em que o argentino não pôde atuar. Fez parceria com Bruno Rodrigo, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira, Michel (improvisado), Rodrigues e David Braz.
Agora, ao lado de Ruan, teve o primeiro jogo e a primeira vitória diante do Lanús. E, apesar da diferença de 14 anos entre eles, a parceria deverá ser vista mais vezes, graças às boas atuações do garoto na defesa tricolor. Quem sabe, assim, não surge o sucessor de Geromel na hierarquia tricolor.
Confira os novos parceiros de zaga de Geromel ano a ano no Grêmio
2014
- Bressan
- Saimon
- Rhodolfo
- Werley
2015
- Erazo
2016
- Kadu
- Fred
- Wallace Reis
- Kannemann
- Rafael Thyere
2017
- Bruno Rodrigo
2018
- Paulo Miranda
- Marcelo Oliveira
2019
- Michel
- Rodrigues
- David Braz
2021
- Ruan