O Grêmio não contará, diante do Independiente del Valle-EQU, com os retornos dos profissionais que recentemente testaram positivo para covid-19. Os casos serão avaliados separadamente, e a volta deverá ser gradual. O primeiro a ser liberado deve ser Renato Portaluppi, já para o jogo contra o Caxias, na sexta-feira (16), pelo Gauchão. Já os atletas ainda serão analisados pelo departamento médico.
O treinador já se sente bem e está no oitavo dia após o teste positivo. Com isso, pelo protocolo adotado por CBF e Conmebol, não poderá ficar na casamata diante dos equatorianos na Libertadores, jogo que ocorre nesta quarta, nono dia desde o diagnóstico inicial.
O próximo compromisso gremista será na sexta, em jogo atrasado da rodada inaugural do Estadual. Pelo protocolo, Renato estará apto para ficar na casamata, já que ele está bem e sem sintomas. A avaliação médica gremista definirá se o retorno será nesta partida ou diante do Novo Hamburgo, na Arena, no domingo.
Já os jogadores carecem de um tempo maior de recuperação, também pelo esforço físico. Paulo Victor e Vanderson devem voltar aos treinamentos nos próximos dias, mas não serão reintegrados nesta semana. Victor Ferraz e Emanuel, diagnosticados dias depois, ficarão mais tempo afastados. Todos foram buscados de volta em voo sanitário fretado pelo clube do Equador.
Por outro lado, contra o Del Valle, Paulo Miranda estará à disposição. O zagueiro testou positivo antes de enfrentar o Pelotas, pelo Gauchão, no final de março, e apenas agora foi liberado para atuar novamente. Assim, deverá ficar no banco de Kannemann e Rodrigues.