O Grêmio não deverá contar mais com David Braz a partir desta terça-feira (13). O defensor encaminhou a sua transferência para o Fluminense e, com isso, não está sequer relacionado para o embate diante do Independiente del Valle-EQU, nesta quarta (14) pela Libertadores. O zagueiro vai em definitivo para o Rio de Janeiro.
As tratativas, que tinham sido abertas há algumas semanas, evoluíram nos últimos dias. A principal pendência nas negociações era uma dívida do clube carioca com o gaúcho, que existe desde 2013. O valor não foi acordado entre as partes ainda, mas a direção gremista liberou o atleta para aliviar os custos mensais.
O atleta foi liberado da lista dos relacionados para o confronto diante dos equatorianos. O sistema defensivo contará com apenas três jogadores para a posição, já que Ruan está suspenso: Rodrigues, Kannemann e Paulo Miranda. Os dois últimos foram liberados pelo departamento médico recentemente.
O contrato de Braz com o Grêmio venceria em 31 de dezembro. Recentemente, ele perdeu espaço para os jovens Ruan e Rodrigues e também para o experiente Paulo Miranda. A avaliação é que ele deixou a desejar fisicamente, em especial no enfrentamento diante do Santos, pela Libertadores da temporada passada, na derrota por 4 a 1, em São Paulo.
O zagueiro de 34 anos chegou a Porto Alegre no segundo semestre de 2019. Fez 68 jogos e marcou sete gols com a camisa do clube. Chegou a ser o reserva imediato de Geromel e Kannemann e a carregar a braçadeira de capitão em algumas partidas.