A extenuante e atípica temporada 2020 do futebol brasileiro está por terminar. Assim que o árbitro carioca Bruno Arleu de Araújo apitar o final da partida entre Palmeiras e Grêmio, no próximo domingo (7), em São Paulo, e a Copa do Brasil conhecer seu campeão, 2021 estará começando oficialmente no calendário futebolístico do país, mesmo que diversos campeonatos estaduais e algumas copas regionais já estejam disputa.
Em virtude do grande número de jogos acumulados, o desgaste de todos os clubes foi bem maior. Some-se a isso, viagens, carga de treinamentos reduzida, pequeno período de descanso, a temida covid-19, além dos já tradicionais problemas vividos no futebol do Brasil, e a qualidade acabou decaindo. Os dois finalistas ultrapassaram os 70 jogos na temporada.
Após a partida vencida pelo Palmeiras, no último domingo (28), na Arena, o técnico Renato Portaluppi tentou explicar o fato de sua equipe parecer ter cansado em alguns jogos e ter jogadores sentindo o desgaste ao final das partidas.
— Ninguém vê quantos jogos o Grêmio já fez, quantas viagens fez, quantas competições disputou. Eu vi clubes que disputaram só o campeonato brasileiro, uma vez por semana e jogadores com cãibras e como vocês (imprensa) explicam isso ? A preparação física deles também era ruim, com a semana toda cheia ? E aqui, no Grêmio, quando as coisas não andam a desculpa é sempre a preparação física e não é isso não — disse o comandante tricolor.
Tricampeão gaúcho, o Grêmio parou nas quartas de final da Libertadores, terminou em sexto o Brasileirão e está na decisão da Copa do Brasil. No total, o time fez 73 jogos na temporada 2020/21 e atuou em quatro cidades do interior do Rio Grande do Sul, 11 fora do Estado e outras três no exterior. O goleiro Vanderlei e o volante Lucas Silva foram os que mais jogaram. Cada um deles entrou em campo 58 vezes, duas a mais que Pepê, e seis a mais que Diego Souza e Matheus Henrique, que completam a lista dos que atuaram mais de 50 vezes.
Envolvido em tantas competições quanto o Grêmio, o Palmeiras iniciou a temporada jogando a Florida Cup, nos Estados Unidos, também venceu seu campeonato estadual e foi além, já que obteve o título da Libertadores e disputou o Mundial de Clubes, no Catar, além de ficar em sétimo no Campeonato Brasileiro e chegar à final da Copa do Brasil. No total, o Verdão entrou em campo para disputar 78 jogos em cinco cidades de São Paulo, nove fora de seu Estado e esteve em seis países.
No time paulista, quatro atletas jogaram mais que 60 jogos: o goleiro Weverton (69), o atacante Willian (68), o meia Zé Rafael (63) e o volante Gabriel Menino (61). Outros seis superaram a marca de 50 partidas: o zagueiro Gustavo Gómez e o meia Raphael Veiga, ambos com 57, o atacante Luiz Adriano, 55, e o lateral Marcos Rocha, o atacante Rony e o volante Patrick de Paula, com 51 atuações cada um.
Multicampeão por Grêmio e Palmeiras, o preparador físico Paulo Paixão acredita que esse é o momento em que a parte física não é preponderante.
— No momento de decisão, às vezes, a questão física é o que menos importa. Eu vejo que os dois times tem uma qualidade técnica muito grande e dois ótimos treinadores. O jogo poderá ser resolvido numa jogada de naipe técnico. Eu não vejo a questão física interferindo. Um ou outro time pode se superar e isso não seria um diferencial. Os dois times têm jogadores de altíssimo nível técnico que podem resolver a partida a qualquer momento — afirma o campeão da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira.
Do lado do Palmeiras, o técnico Abel Ferreira, que foi contratado em 30 de outubro para substituir Vanderlei Luxemburgo, também já falou sobre o calendário brasileiro.
— Estava um jogo marcado no dia anterior à primeira final da Copa do Brasil. Tiveram a coragem de marcar um jogo no dia anterior ao primeiro jogo contra o Grêmio. É uma reflexão que vamos ter que fazer e ver o que queremos hipotecar o presente ou o futuro, pensar bem no que a organização e a definição de uma temporada com Brasileirão, Libertadores, a Copa (do Brasil), sempre com jogos ida e volta, gostam disso, vamos ter que perceber. Com a quantidade de jogos, não vamos ter férias, e tudo bem, mas temos que ver que estamos competindo há quase 13, 14 meses, tivemos jogos uns em cima dos outros — disse o português pouco antes de encerrar o Brasileirão.
Um calendário recheado de jogos não é uma novidade. Paixão lembra das conquistas na época de Palmeiras e volta a enfatizar que, na hora da decisão, a parte técnica é mais decisiva do que a física.
— Eu lembro quando ganhamos a Copa do Brasil e a Libertadores no Palmeiras, no jogo contra o Deportivo Cali, na Libertadores, fomos totalmente dominados na questão física. Mas na questão técnica nós nos superamos. Nós tínhamos Zinho, Alex, Juninho, Rogério, Roque Júnior... O time era muito bom. Nós fomos campeões na parte técnica. Imagina eu, preparador físico da época, falando isso. Eu vejo neste confronto de Grêmio e Palmeiras muita qualidade técnica — relembra Paulo Paixão.
A pandemia trouxe ao dia a dia dos clubes as constantes testagens para detecção do novo coronavírus e segundo levantamento apresentado pelo programa Esporte Espetacular da Rede Globo, as 20 equipes da Série A do Brasileirão tiveram um total de 320 casos na temporada, sendo que Vasco e Fluminense lideraram a lista com 26, seguidos pelo Palmeiras, com 24. O Grêmio foi um dos que menos registrou resultados positivos: oito, ficando atrás apenas de Corinthians, sete, e São Paulo e Sport, com três cada.
Número de atuações na temporada 2020:
Grêmio:
Vanderlei e Lucas Silva 58
Pepê 56
Diego Souza e Matheus Henrique 52
Alisson 45
Thaciano 43
Cortez e David Braz 42
Victor Ferraz 41
Ferreira e Isaque 40
Jean Pyerre 39
Maicon e Darlan 38
Rodrigues 34
Kannemann 33
Pedro Geromel 32
Diogo Barbosa e Luiz Fernando 31
Paulo Miranda 29
Everton 28
Diego Churín 23
Pinares e Robinho 16
Paulo Victor e Guilherme Azevedo 13
Patrick 10
Ruan 7
Vanderson e Guilherme Guedes 6
Rildo 4
Lucas Araújo e Fabricio 2
Brenno, Julio César e Jhonata Varela 1
Palmeiras:
Weverton 69
Willian 68
Zé Rafael 63
Gabriel Menino 61
Raphael Veiga e Gustavo Gómez 57
Luiz Adriano 55
Marcos Rocha, Rony e Patrick de Paula 51
Matías Viña 49
Luan 48
Gustavo Scarpa 47
Felipe Melo 41
Gabriel Veron 39
Mayke e Danilo 37
Wesley 26
Emerson Santos e Breno Lopes 22
Gabriel Silva 18
Alan Emepereur 16
Kuscevic e Lucas Esteves 12
Renan 11
Jailson 9
Fabricio, Marcelinho e PedroAcácio 3
Vinicius Silvestre, Vanderlan 2
Anibal e Luan Silva 1
Casos de covid-19 no elenco na temporada 2020:*
Grêmio: 8
Palmeiras: 24
* dados do ge.globo
Veja em que cidades o Grêmio atuou na temporada 2020-21:
Rio Grande do Sul: Caxias do Sul (4), Pelotas (3), Lajeado (1) e São Leopoldo (1)
Fora do Rio Grande do Sul: Rio de Janeiro (4), São Paulo (4), Santos (2), Fortaleza (2), Goiânia (2), Curitiba (2), Belo Horizonte (1), Salvador (1), Recife (1), Bragança Paulista (1) e Cuiabá (1)
Fora do Brasil: Cali (1), Santiago (1) e Assunção (1)
Veja em que cidades o Palmeiras atuou na temporada 2020-21:
São Paulo: Bragança Paulista (3), Santos (2), Itu (1), Campinas (1) e Limeira (1)
Fora de São Paulo: Rio de Janeiro (4), Porto Alegre (3), Fortaleza (3), Belo Horizonte (2), Curitiba (2), Goiânia (2), Salvador (1), Recife (1) e Brasília (1)
Fora do Brasil: Orlando (2), Assunção (2), Doha (2), Victoria-ARG (1), Buenos Aires (1), La Paz (1) e Manta-EQU (1)
* Computados jogos válidos pela temporada 2020, incluindo os realizados em 2021. Partidas válidas pelos estaduais deste ano não estão na lista por fazerem parte de uma nova temporada.