Em meio a uma restruturação que envolve mudanças no departamento de futebol, na comissão técnica e no grupo de jogadores, o Grêmio estreia na fase preliminar da Libertadores. Nesta quarta-feira (10), a partir das 21h30min, o Tricolor recebe o Ayacucho-PER, na Arena, para o jogo de ida do primeiro mata-mata no caminho para a fase de grupos.
Ainda que perda do título da Copa do Brasil com atuações decepcionantes nos dois jogos com o Palmeiras incomode, o Grêmio precisa mostrar poder de reação nesta noite para abrir uma vantagem confortável no confronto já que a partida de volta será disputada em Quito, no Equador, que conta com uma altitude de 2,8 mil metros. Mesmo fora de sua casa, o Ayacucho terá isso como um fator a seu favor, pois é acostumado a jogar a 2,7 mil metros em sua cidade no Peru.
Com o regulamento que dá um peso maior para o gol de visitante em caso de empate no placar agregado, um dos objetivos do Grêmio será não ter a defesa vazada na Arena. E o time terá mudança no gol. Titular e com falhas diante do Palmeiras, Paulo Victor sequer foi relacionado para enfrentar os peruanos. A tendência é de que Vanderlei retorne ao gol diante do Ayacucho, mas não se pode descartar uma oportunidade para o garoto Brenno, de 21 anos.
Além de Paulo Victor, que deve ser negociado e não atuar mais pelo clube, o meia Jean Pyerre e os atacantes Pepê e Diego Churín ficaram fora da lista de relacionados para a partida. O Grêmio informou que Jean Pyerre e Churín realizaram exames e tiveram lesões musculares constatadas. Já Pepê sentiu dores no quadril, segundo o clube. De acordo com o presidente Romildo, ele já atuou diante do Palmeiras com o problema.
— Pepê teve uma lesão, um desconforto. Já estava antecedente. Foi mais pela bravura contra o Palmeiras e agora recuperará. Precisaremos dele mais adiante — declarou em entrevista coletiva.
Sem Pepê, Ferreira deverá ser escalado no setor esquerdo do ataque. No meio, mesmo que Jean Pyerra já tenha sido reserva contra o Palmeiras, a vaga será do César Pinares, que não estava inscrito na Copa do Brasil. O chileno, assim, terá sua grande oportunidade para se firmar como titular do Grêmio no início da nova temporada.
— Estou tranquilo. Sei que tenho feito as coisas bem, trabalhando de uma maneira profissional e mantendo a tranquilidade para aproveitar a oportunidade quando puder jogar. Trabalho para estar à altura do clube e não tenho ansiedade. Sei que as oportunidades chegam quando você merece — declarou o meia.
Pinares ainda avaliou a diferença do posicionamento que vem sendo escalado no Grêmio em relação ao que fazia na Universidad Católica e também na seleção chilena. Ele garantiu que sente confortável atuando centralizado no Tricolor.
— Cada técnico tem sua forma de montar o time taticamente. Na seleção joguei de meia, de atacante por fora. Se eu estiver dentro de campo, será a melhor posição para mim. Obviamente, trato de me adaptar ao time, com minhas características e tentar ajudar a equipe. A posição que estou jogando não é estranha para mim, de pequeno sempre joguei de meia. Depois, de acordo com o que pedem os técnicos, você pode mudar um pouco de posição, mas sempre procuro me adaptar e render de acordo com o que o treinador pedir — afirmou.
Esta será a terceira participação do Grêmio na chamada Pré-Libertadores. Nas outras, em 2011 e 2013, o Tricolor eliminou Liverpool-URU e LDU. No entanto, este ano será a primeira vez que o clube irá precisar por dois mata-matas para chegar à fase de grupos. Se eliminar o Ayacucho, o time de Renato Portaluppi vai encarar Independiente del Valle-EQU ou Unión Española-CHI.