Uma das primeiras mudanças do Grêmio para a temporada 2021 será no meio-campo. O chileno Pinares será titular no time de Renato Portaluppi na partida contra o Ayacucho-PER, nesta-quarta-feira (10). Jean Pyerre não foi relacionado para o jogo das 21h30, na Arena, válido pelo confronto de ida da segunda fase preliminar da Libertadores.
A mudança ocorre três dias depois de o Tricolor ter perdido o título da Copa do Brasil para o Palmeiras. O meia, contratado após o fim do período de inscrições do torneio, estava inelegível para o jogo. Ele reconhece que a equipe ter de disputar novamente uma partida de importância em tão pouco tempo pesa.
— A dificuldade existe. Fisicamente estaremos um pouco cansados, mas sabemos o que vamos jogar. Começa uma fase de Libertadores e temos muita vontade, sabemos que precisamos ganhar — disse Pinares, em entrevista coletiva, nesta terça-feira (9): — Estamos tranquilos e vamos jogar pela vitória para começar bem o ano e a copa.
O resultado deste jogo de ida contra os peruanos na Arena pode ser determinante para um descanso dos titulares para o duelo da volta e em rodadas do Gauchão, segundo o presidente Romildo Bolzan Jr. afirmou também nesta terça-feira. A volta está marcada para a próxima terça (16), em Quito, a 2,8 mil metros acima do nível do mar. Tanto o mandatário gremista quanto Pinares acreditam que o time precisa render mais.
— Sabemos que quando ganha, todos ganham. Quando se perde, perdem todos. Futebol é assim. Acho que não podemos chamar de momento ruim. Chegamos na final, lutamos pela Copa, mas infelizmente não conseguimos ganhar o título. Mas não chamaria o momento de ruim. Sabemos que precisamos melhorar muito, estamos trabalhando e vamos seguir para melhorar, e que os resultados sejam melhores — opinou o chileno.
Pinares foi contratado junto à Universidad Católica por conta do desempenho dele jogando pelo lado direito. O chileno tem inclusive convocação recente para a seleção do seu país. Na goleada sobre o Brasil-Pel, pelo Gauchão, no entanto, apareceu bem como meia central, organizando as jogadas de ataque. Ele se diz confiante voltar a jogar na função.
— A posição que jogo agora não é estranha. Jogo de meia desde pequeno, e com base nos pedidos dos técnicos vou mudando, mas sempre vi de maneira positiva poder ocupar diferentes posições com bom rendimento — avaliou.
Se superar o Ayacucho, o Grêmio disputará mais um etapa preliminar. O adversário sai do confronto entre Independiente del Valle e Unión Española. Vecendo o segundo mata-mata, o Tricolor assegurará um lugar na fase de grupos.