O Grêmio largou em desvantagem na final da Copa do Brasil após perder por 1 a 0 para o Palmeiras, na Arena, em Porto Alegre. Além do título, está em jogo para o Tricolor a vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2021.
Apesar do começo ruim, o time de Renato Portaluppi ainda tem esperanças para a reversão em São Paulo, no próximo domingo. Para isso, o resultado necessário é vitória por dois ou mais gols de diferença — ou, em caso de vitória por um gol de diferença, conseguir o título nos pênaltis. O Palmeiras joga por qualquer vitória ou empate.
Abaixo, GZH lista cinco motivos para a torcida gremista acreditar na virada do Grêmio.
1) Invencibilidade na Arena do Palmeiras
Inaugurada desde 2014, a Arena do Palmeiras ainda é um lugar "novo" para o Grêmio. O Tricolor jogou em apenas três oportunidades no local e não perdeu nenhuma vez:
- 2016: Palmeiras 1x1 Grêmio - Copa do Brasil (Grêmio classificado às semifinais);
- 2019: Palmeiras 1x2 Grêmio - Brasileirão (Grêmio se classificou à Libertadores e confirmou o título brasileiro do Flamengo);
- 2020/2021: Palmeiras 1x1 Grêmio - Brasileirão.
2) Virada nas quartas da Libertadores de 2019
Um jogo que tem um lugar especial na memória gremista. Depois de perder o primeiro duelo em Porto Alegre por 1 a 0, o time de Renato ainda saiu perdendo para o Palmeiras na partida da volta, no Pacaembu. No entanto, contou com a atuação decisiva de Everton Cebolinha para virar e ficar com a vaga à semifinal do torneio. O atacante fez o gol de empate e construiu uma linda jogada passando por cinco adversários para Alisson marcar o segundo. A classificação ocorreu por conta dos gols marcados fora.
3) Invencibilidade como visitante nesta Copa do Brasil
Como visitante, o Tricolor não sabe o que é perder nesta edição da Copa do Brasil. O time de Renato iniciou na competição nas oitavas de final e passou por Juventude, Cuiabá e São Paulo. São duas vitórias e um empate.
- Semifinal: São Paulo 0x0 Grêmio
- Quartas de final: Cuiabá 1x2 Grêmio
- Oitavas de final: Juventude 0x1 Grêmio
4) Poder de mobilização de Renato
Técnico com o trabalho mais longevo em clubes brasileiros, Renato já mostrou em várias oportunidades que sabe mobilizar o elenco para uma determinada partida. E a situação não é diferente em decisões. Sob o comando de Renato, o Tricolor já disputou uma final de Copa do Brasil, em 2016, além da Libertadores de 2017, Recopa Sul-Americana de 2018 e de diversos Gauchões.
5) Experiência de Diego Souza
Diego Souza é o jogador com mais gols marcados em todo o Brasil em 2020 — e não pode mais ser alcançado —, com 28 anotados. O centroavante gremista é um das esperanças de gol do Tricolor na bola aérea, em cobranças de falta e jogadas individuais. Além disso, tem larga experiência na competição: ele foi campeão da Copa do Brasil em 2006, com o Flamengo, e em 2011, com o Vasco.