A melhora na condição física é uma das prioridades do Grêmio para a temporada 2021. Para isso, a principal medida da direção foi a contratação do preparador físico Reverson Pimentel, que estreia neste sábado (13), contra o Esportivo.
Elogiado pelo trabalho realizado no Bragantino, o profissional de 39 anos foi o escolhido após um rigoroso processo seletivo do clube.
Na avaliação interna na Arena, o aspecto físico foi um problema da equipe em 2020, o que motivou a troca na preparação. Para escolher o novo profissional, a direção tricolor entrevistou diversos profissionais para entender como era o método de trabalho de cada um dos candidatos. No processo seletivo, o estilo de Reverson Pimentel foi o que mais agradou.
Além disso, os dirigentes gremistas analisaram várias partidas do último Brasileirão, prestando atenção especialmente na performance física das equipes. Chamou atenção do clube a alta intensidade do Bragantino especialmente no final dos jogos. Das 13 vitórias conquistadas na competição, em sete delas a equipe paulista balançou a rede nos 15 minutos finais do segundo tempo.
— O Bragantino se sobressaía sobre os adversários no final tanto do primeiro como do segundo tempo. Era um time agressivo e de muita intensidade. A equipe fazia marcação alta dentro e fora de casa e conseguia manter isso o jogo inteiro. Isso era uma característica que nós já destacávamos no Bragantino desde a conquista da Série B, em 2019 — avalia o repórter Diego Perez, setorista da equipe paulista da rádio 102 FM, de Bragança Paulista.
Duas partidas do Bragantino no Brasileirão chamaram atenção em especial da direção gremista: o empate por 1 a 1 com o Flamengo e a derrota por 2 a 1 para o Inter. Em ambos os casos, o time paulista terminou o jogo correndo mais do que o adversário.
Contra o time de Rogério Ceni, arrancou um empate que quase comprometeu o título flamenguista. Já no jogo de Porto Alegre, apesar do resultado negativo, a equipe paulista jogou de igual para igual com os colorados e por pouco não surpreendeu os gaúchos em pleno Beira-Rio.
Natural de São Paulo, Reverson Pimentel começou a carreira na base do Corinthians e foi o preparador físico dos juniores na conquista da Copa São Paulo de 2004, com um time que tinha os volantes Nílton e Rosinei e os atacantes Jô e Bobô. Após passagens por Joinville, XV de Jaú, Barueri, Criciúma, Mogi Mirim, Joinville, Ceará, Bahia, Vitória e Goiás, o profissional acertou com o Bragantino, onde foi campeão da Série B e permaneceu até o fim da temporada 2020.
No Grêmio, Pimental substituirá Márcio Meira na função e já terá na próxima terça (16) o desafio de preparar a equipe para jogar na altitude de 2,8 mil metros de Quito, onde o Tricolor enfrenta o Ayacucho, pela Copa Libertadores.