A atualização dos números do projeto SuperDupla não trouxe mudanças no ranking de estatísticas do Grêmio. Até porque os jogadores que formam o top 5 tricolor foram poupados neste domingo (31), do empate com o Coritiba, no Paraná. Porém, como o atacante Pepê também havia ficado de fora da partida contra o Flamengo, os jogadores que vêm atrás conseguiram encurtar a distância — principalmente Matheus Henrique.
A cada semana, os números do elenco serão atualizados e divulgados para o público até que, ao final de todas as competições (Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil), se aponte o atleta mais regular do grupo gremista. Confira os cinco melhores classificados até agora:
Vanderlei: 639,8 pontos
Apesar de ter sofrido quatro gols diante do Flamengo, na última quinta-feira (28), o goleiro gremista segue intocável na liderança há 19 semanas. Até agora, ele executou 32 defesas consideradas difíceis e 80 simples.
Pepê: 521,2 pontos
Mesmo que o atacante esteja em meio a uma negociação de venda para o Porto, a justificativa apresentada para que ele ficasse de fora das duas últimas apresentações do Grêmio foi de dores nos quadris. Pepê ainda continua sendo o vice-líder em finalizações (29), atrás apenas de Diego Souza. Mas foi ultrapassado por Jean Pyerre e Alisson no número de assistências.
Matheus Henrique: 510 pontos
Na semana passada, o volante aparecia 22,9 pontos atrás de Pepê. Agora, apenas 11,2 pontos o separam da vice-liderança. Embora não viva seu melhor momento na temporada, o camisa 7 é o maior passador do elenco, com 1.876 passes certos.
Diego Souza: 481,7 pontos
Os dois gols marcados contra o Flamengo deixaram o centroavante ainda mais na artilharia do elenco e na liderança em número de finalizações: 39. No entanto, não foram o bastante para alçá-lo à terceira colocação geral do projeto SuperDupla.
Lucas Silva: 459,4 pontos
Mais um dos preservados diante do Coritiba, o volante mantém a regularidade, sendo o segundo jogador que mais acertou passes (1.332), atrás somente de Matheus Henrique. Também divide com o zagueiro Kannemann a vice-liderança em desarmes (54), tendo o lateral Diogo Barbosa à sua frente (57).
Critérios para apontar os destaques da equipe:
Para apontar o jogador mais eficiente e regular da equipe, são somados pontos com base nas estatísticas, além da Cotação GZH de cada partida. A nota da cotação de cada partida também é acrescida ao valor total obtido com a soma das estatísticas, que são fornecidas pelo Footstats. Ao fim da temporada, será eleito o melhor jogador do ano o atleta que somar mais pontos — e não a média, com o objetivo de mostrar quem foi produtivo para o time durante toda a temporada. Valem jogos de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
Para os goleiros, o peso de cada estatística é o seguinte:
Defesa difícil: 3,5
Defesa simples: 1
Lançamento certo: 0,5
Passe certo: 0,1
Rebatida: 1,4
Para os jogadores de linha, os critérios são os seguintes:
Gol: 5
Passe certo: 0,1
Desarme: 1
Finalização: 2
Assistência para finalização: 0,9