O Grêmio vê a sua vaga para a fase de grupos da Libertadores por meio do Brasileirão cada vez mais ameaçada, principalmente depois de empatar (a 16ª vez em 33ª rodadas) com o Coritiba, por 1 a 1, no último domingo, no Couto Pereira. Com o resultado, o Tricolor alcançou os 52 pontos, a mesma pontuação do Palmeiras, quinto colocado, que tem uma partida a menos, mas com seis pontos a menos do que o São Paulo, quarto colocado, posição que garante vaga direta à Libertadores.
Ainda que o alviverde paulista tenha conquistado a competição sul-americana no último sábado e aberto mais uma vaga para disputa, o ponto obtido, além de não permitir a aproximação aos cinco melhores do campeonato, ainda deixou o Fluminense vivo na briga pelo G-4 (uma vitória poderia desgarrar o clube gaúcho do time carioca).
Depois de duas derrotas, o que fez com que o Grêmio deixasse os times na sua frente abrirem ainda mais vantagem na classificação, em jogos que acabou sendo dominado pelo adversários, o time gaúcho conseguiu ser superior no primeiro tempo contra o Coritiba, chegando a ter 74% de posse de bola em dado momento, mas sucumbiu as investidas paranaenses na etapa final, permitindo a igualdade no placar. No entanto, o técnico Renato Portaluppi ressaltou que gostou da atuação da sua equipe.
— Algumas coisas precisamos corrigir, mas não vou falar em público, mostro para os meus atletas entre quatro paredes. Eu sei o que precisamos fazer e onde temos que melhorar para voltar a vencer. Acabamos tendo muita gente no departamento médico (10 jogadores não viajaram para Curitiba), não é desculpa, mas o time acaba sentindo a falta de entrosamento. Acho que não falta nada, voltamos a jogar bem. O adversário também briga por alguma coisa (contra o rebaixamento) — ressaltou Renato.
A equipe até poderia ter saído do Paraná com um resultado favorável. Depois de Paulo Miranda abrir o placar no primeiro tempo e o goleiro Wilson ter empatado para o Coxa, Jean Pyerre teve a oportunidade de garantir os três pontos, mas acabou desperdiçando um pênalti aos 44 minutos do segundo tempo, fazendo com que o Grêmio chegasse ao sexto jogo sem ganhar no campeonato (quatro empates e duas derrotas). O camisa 10 gremista admitiu a culpa pela perda de pontos e assumiu que não vive um bom momento em sua carreira.
— Peço desculpas pelo pênalti perdido. Não venho em um bom momento, esse gol seria importante para uma retomada minha, infelizmente não fui feliz na batida. Acho que não podemos mais fazer isso, fazer o gol e acabar recuando. Chamamos o adversário e aconteceu o que aconteceu. Se faço o gol, saímos com a vitória. Só posso pedir desculpas para minha equipe e para o torcedor. Poderia ter sido mais três pontos — afirmou o jogador na saída do gramado.
Apesar do meio-campista ter assumido a culpa pelos dois pontos desperdiçados fora de casa, o técnico Renato Portaluppi minimizou o erro do jogador e lamentou as oportunidades perdidas, principalmente quando a equipe gaúcha ainda vencia a partida.
— Eu tenho conversado com o Jean, independente de como ele tem atuado dentro de campo. Não vamos colocar a culpa toda no Jean. Tivemos várias oportunidades, mas no momento que você tem a chance e perdoa, o adversário também pode criar e marcar, como foi o caso da tarde de hoje (domingo). Infelizmente, deixamos escapar mais dois pontos.
Apesar dos pontos deixados pelo caminho, Paulo Luz, vice-presidente de futebol do Grêmio, garantiu que o time irá continuar na briga na parte de cima da tabela, mesmo que tenha as finais da Copa do Brasil no horizonte (o primeiro jogo no dia 28 de fevereiro e o segundo em 7 de março).
— Valorizamos muito o Brasileiro, sempre jogamos com o melhor que temos. Encararemos a competição com seriedade, como fazemos desde o começo. Temos que olhar também para as finais da Copa do Brasil. As campanhas só podem ser analisadas depois que as competições acabarem em fevereiro — frisou.
Para o jogo contra o Santos, na próxima quarta-feira (3), na Arena, a tendência é de que o treinador gremista possa contar com alguns dos jogadores que foram preservados contra o Coritiba, casos de Vanderlei, Diogo Barbosa e Maicon, e com Matheus Henrique e Kannemann, que cumpriram suspensão e ficarão à disposição. Os três pontos contra o vice-campeão da Libertadores podem ser fundamentais para as pretensões gremistas no campeonato.