Depois de sair ganhando com um gol de Diego Souza no primeiro tempo, o Grêmio levou a virada para o São Paulo e acabou perdendo por 2 a 1 na Arena, neste domingo (14), pela 36ª rodada do Brasileirão. Com a saída de Maicon no intervalo para a entrada de Lucas Silva, o Tricolor não conseguiu manter o bom desempenho do primeiro tempo e sofreu com um rendimento abaixo do esperado pelo técnico Renato Portaluppi.
Após a partida, o treinador gremista analisou o resultado e reconheceu que a equipe cometeu erros, principalmente no segundo tempo. Ele admitiu que será preciso treinar mais visando a final da Copa do Brasil contra o Palmeiras, com jogos marcados para 28 de fevereiro e 7 de março.
— Os erros acontecem, a gente tem treinado, tem conversado, tenho mostrado os erros no vídeo. Sei que o torcedor está triste, nós também estamos, principalmente por perder em casa para um concorrente direto. Temos os próximos dois jogos para definir quem começa contra o Palmeiras. Temos que melhorar, precisamos treinar mais para que não aconteçam esses erros na final da Copa do Brasil.
Renato responsabilizou a derrota pelas falhas cometidas pelo Grêmio. A virada foi justificada como um "apagão" de seu time durante a etapa complementar — a equipe sofreu os dois gols em quatro minutos (aos 17 e aos 21 do segundo tempo).
— Fizemos um bom primeiro tempo, chegamos ao gol. Tivemos mais oportunidades, mas não aproveitamos. Tivemos um apagão no segundo tempo e o São Paulo se aproveitou disso, mas o resultado foi mais por falhas nossas do que méritos do adversário — completou.
Mesmo com as atuações abaixo da média nas últimas partidas (exceção feita ao jogo contra o Botafogo na rodada anterior), o técnico prometeu uma equipe com uma mentalidade completamente diferente para a decisão da da Copa do Brasil.
— O torcedor pode ficar tranquilo. Temos duas semanas pela frente e vamos treinar bastante. O Grêmio vai se preparar, vai ser outro time na final. O importante é quem entrar, entrar determinado. Vamos melhorar e vamos brigar bastante por esse título, podem ter certeza disso — concluiu Renato.
O Tricolor tem mais duas partidas pelo Brasileirão. Primeiro, no próximo domingo, contra o Athletico-PR. Depois, viaja até Bragança Paulista para enfrentar o Bragantino. Os jogos são considerados importantes, visando ainda buscar uma vaga na fase de grupos da Libertadores, sem depender da final da Copa do Brasil.