Renato Portaluppi, o técnico mais longevo do futebol brasileiro, se aproxima de mais um encerramento de contrato. O Grêmio de 2020 será o primeiro desde 2016 que termina o Brasileirão fora do G-4. Mesmo assim, a conquista do tricampeonato Gaúcho e a busca pelo hexa da Copa do Brasil fazem com que a diretoria gremista confie na permanência do treinador.
Porém, há um impasse. o técnico prefere negociar seu novo vínculo apenas depois das disputas contra o Palmeiras, marcadas para 28 de fevereiro e 7 de março. A direção gremista que antecipar as tratativas.
— Pela urgência que sabemos que existe, o presidente Romildo antecipará a conversa, tendo os cuidados que temos que ter. Nosso sentimento é de continuidade, mas é uma via de duas mãos, depende do Renato também —, explicou Paulo Luz, vice de futebol gremista, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, nesta quarta-feira (17).
Compreensivo, Luz explica que a pressa é justificada pelo pouco tempo que separa as temporadas de 2020 e 2021.
— Se as tratativas puderem ser antecipadas, ajuda bastante na preparação e planejamento da temporada 2021.
Antes da nona final de Copa do Brasil de sua história, Grêmio, Renato e Paulo Luz querem garantir o Tricolor na próxima Libertadores através do Campeonato Brasileiro. Com pontuação insuficiente para alcançar a quarta colocação, o vice-presidente confia na conexão que há entre elenco e técnico, e não vê queda de rendimento nem insatisfação do comandante tricolor.
— O alerta que ele (Renato) fez após o jogo do São Paulo é no sentido da responsabilidade do que representa esses dois jogos finais do Brasileirão para viabilizar nossa classificação para a Libertadores. Se não mais possível na fase de grupos diretamente, pelo menos na Pré — projetou.
O Grêmio entra em campo pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão no próximo domingo (21), às 18h15min, contra o Athletico-PR, na Arena. Uma vitória mantém o time na briga por vaga no G-6, que pode ser ampliado para G-7, dependendo da posição de Grêmio e Palmeiras ao término do Brasileirão e de quem vencer a Copa do Brasil.