Com apenas mais dois jogos por realizar pelo Brasileirão, o Grêmio ainda busca se garantir na fase de grupos da Libertadores de 2021 sem ter a obrigação de vencer o Palmeiras, na decisão da Copa do Brasil, para não ter de disputar as fases preliminares do torneio continental.
Em sétimo lugar com 56 pontos, o Tricolor enfrentará na próxima rodada o Athletico-PR na próxima rodada. Para a partida que será disputada na Arena, no dia 21, Alisson e Pinares irão cumprir suspensão automática. O atacante foi punido com o terceiro cartão amarelo, na derrota para o São Paulo, enquanto o meia chileno foi expulso.
Na última rodada, no dia 25, o Grêmio viajará até Bragança Paulista onde encerrará o campeonato contra o Bragantino. A comissão técnica e a direção gremista ainda não definiram se, neste jogo, todos os titulares serão ou não utilizados. Três dias depois, começam as finais da Copa do Brasil.
Caso a escolha recaia sobre os principais jogadores, alguns deles estão ameaçados de perder esta partida pelo acúmulo de cartões. Vanderlei, Diogo Barbosa, Cortez, Luiz Fernando e Robinho estão na lista de pendurados da equipe de Renato Portaluppi, que, nas 36 rodadas disputadas, já recebeu 67 cartões amarelos e oito vermelhos.