O Grêmio voltou a sofrer com a ausência do meio-campista Maicon. Contra o São Paulo, depois de abrir o placar com o camisa 8 em campo no primeiro tempo, levou a virada dos paulistas na segunda etapa, já sem o capitão. Ainda no intervalo, o jogador foi substituído por Lucas Silva.
Após a partida, em sua coletiva de imprensa, o técnico Renato Portaluppi reconheceu que sua equipe decai de rendimento sem a presença do jogador e admitiu que precisa achar alguém que consiga substituir o capitão gremista.
— Quando perde o Maicon, parece que dá um apagão na equipe. Ele não vai poder jogar os 90 minutos, muito menos todos os jogos. Precisamos treinar um jogador no lugar dele para que não se sinta tanta falta. Não temos um jogador como Maicon e ele vem sofrendo com lesões. Precisamos parar para pensar — afirmou.
Conforme o treinador, o camisa 8 voltaria para atuar no segundo tempo, mas assim que pisou no gramado, pediu para ser substituído.
— Hoje (domingo), no intervalo, conversei com ele, me disse que estava bem para voltar, mas na entrada em campo, relatou que estava com a perna pesada e achamos arriscado deixar ele em campo, principalmente por ele sofrer com lesões recentemente — completou.
Apesar de ter deixado o campo e ter feito gelo enquanto estava no banco de reservas durante o segundo tempo, Maicon, a princípio, não preocupa para o jogo contra o Athletico-PR, no próximo domingo (21), também na Arena, às 18h15min, pela 37ª rodada do Brasileirão. Os três pontos são importantes para o Tricolor, que ainda busca uma vaga de forma direta para a Libertadores via torneio de pontos corridos.
O Grêmio é o sétimo colocado, com 56 pontos, um a menos que o Fluminense, quinto colocado, e seis a menos que o São Paulo, primeiro time no G-4 do Campeonato Brasileiro.