Após perder a final da Libertadores para o Palmeiras no último final de semana, o Santos foca no Brasileirão para conseguir vaga no torneio continental da próxima temporada. Para isso, tentará subir posições dentro da competição nacional e já trata o duelo diante do Grêmio como uma decisão. O técnico Cuca promoverá quatro alterações em relação ao time que iniciou a decisão no Maracanã. Além de baixas por transferêcias, Marinho e Soteldo foram vetados pelo departamento médico.
O atacante ex-Grêmio relatava dores no joelho. Após realização de exames foi detectado um edema no ligamento colateral medial. A lesão ocorreu contra o Palmeiras no final de semana. A baixa já era esperada. A novidade foi a ausência do venezuelano na relação com dores musculares.
Foram dois treinamentos visando ao reencontro com o Tricolor. Na atividade da segunda-feira (1°), o time já não contava com Lucas Veríssimo e Diego Pituca, ambos negociados, respectivamente, com Benfica-POR e Kashima Antlers-JAP, e a dupla se junta a Marinho e Soteldo que foram impedidos de viajar a Porto Alegre por lesões.
Os substitutos dos negociados já estão quase definidos: Laércio, ex-defensor do Caxias, e Sandry devem atuar na Arena. Se o camisa 11 não tiver condições, Madson, ex-lateral gremista, ou Jean Mota, podem ficar com a vaga.
A provável formação santista tem: John; Pará, Laércio, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Sandry e Lucas Braga; Madson (Jean Mota), Kaio Jorge e Arthur Gomes. Grêmio e Santos duelam na Arena nesta quarta-feira, às 16h.
A aposta da comissão técnica é manter o embalo da Libertadores no torneio nacional. Há o entendimento de que o foco apenas na competição será relevante para ajudar o time a obter classificação desejada. A renovação de Cuca, que é apontado como a principal liderança da equipe num ano com seguidas adversidades, já começa a ser debatida e só deverá ser executada em caso de vaga.