O Grêmio encerrou na quente manhã desta terça-feira (2) sua preparação para o jogo contra o Santos. A partida marcará um reencontro com um dos algozes gremistas na temporada.
Em três confrontos até agora, os paulistas venceram dois, empataram um e foram os responsáveis pela eliminação tricolor com goleada por 4 a 1 nas quartas da Libertadores.
Sem vencer desde 6 de janeiro, quando fez 2 a 1 no Bahia, e com visível queda de rendimento, o time treinado por Renato Portaluppi precisa corrigir rumos e urgentemente voltar a vencer para afastar os indícios de crise que se avizinham pelos lados da Arena.
— Algumas coisas a gente tem de corrigir, sabemos disso. Mas foi o que eu falei, em público não vou dizer. Vou falar com meu grupo entre quatro paredes. Mostro na sala de vídeo o que a gente fez de certo e o que a gente tem errado, depois a gente vai para a prática no campo. Não adianta ficar falando aqui. O que a gente precisa melhorar eu sei. A partir do momento em que eu exponho um jogador, vocês vão falar que o treinador expôs o jogador dele. Então, eu sei no que precisamos melhorar — disse Renato em entrevista após o empate contra o Coritiba na última rodada.
Para encarar o vice-campeão da América e tentar quebrar a série de jogos sem vencer, Renato deve contar com alguns retornos importantes. O goleiro Vanderlei e o lateral-direito Victor Ferraz, que foram preservados em Curitiba, são retornos garantidos, bem como o zagueiro Rodrigues, que entrou em campo no último domingo nos instantes finais. Além deles, o volante Matheus Henrique e o zagueiro Kannemann, que cumpriram suspensão automática, também estão de volta.
Dos sete jogadores que estavam no departamento médico, a ausência garantida é Pedro Geromel, que só deve voltar a atuar em março. O meia Robinho, que testou positivo para covid-19 na última semana, e o volante Darlan, que recebeu o terceiro cartão amarelo são outras ausências no grupo.
Os atacantes Diego Souza (desconforto na coxa direita) e Diego Churín (estiramento), que sentiram problemas musculares, devem ficar à disposição. Assim como os volantes Maicon (dores musculares) e Lucas Silva (trauma no pé esquerdo), que engrossam a lista de reforços no momento em que os tricolores ambicionam ficar entre os quatro primeiros colocados. Assim, a equipe de Renato asseguraria uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2021 sem depender do resultado das finais da Copa do Brasil.
As principais dúvidas recaem no atacante Pepê, que se recupera de dores no quadril, faz treinos específicos na academia do clube e segue na fisioterapia, e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, que teve inchaço no tornozelo esquerdo após sofrer uma pancada no jogo contra o Flamengo. Os dois jogadores devem concentrar e voltarão a ser avaliados pelos médicos.
Como de praxe, o time só será divulgado uma hora antes da partida, mas a provável formação tem: Vanderlei; Victor Ferraz. Rodrigues, Kannemann e Cortez (Diogo Barbosa); Lucas Silva e Matheus Henrique; Alisson, Jean Pyerre e Ferreira; e Diego Souza.
Grêmio e Santos se enfrentam nesta quarta (3), às 16h, na Arena. A partida é válida pela 34ª rodada do Brasileirão. Na classificação, o time gaúcho é o sétimo colocado com 52 pontos, sete a mais que os paulistas, que tem um jogo a menos e ocupam a 11ª posição.