Sem conseguir vencer há seis jogos (quatro empates e duas derrotas) no Brasileirão e com os olhos mirando a decisão da Copa do Brasil, o Grêmio chega para a reta final do campeonato buscando se garantir na fase de grupos da Libertadores.
Em meio a indefinição da quantidade de vagas na competição sul-americana, a equipe de Renato Portaluppi procura se aproximar dos times de cima e se afastar de quem vem chegando próximo. Nas últimas cinco rodadas, terá três jogos na Arena e outros dois fora dos seus domínios.
O Tricolor irá encarar o São Paulo, que ainda briga pelo título, três equipes que lutam por vaga no G-4, G-6 ou até mesmo G-8, Santos, Athletico-PR e Bragantino, e o Botafogo, que ainda briga para tentar permanecer na Série A.
Como empatou por 16 vezes em 34 rodadas, o Grêmio precisa somar o maior número de vitórias para chegar à Libertadores pela sexta vez nos últimos seis anos. No primeiro turno, contra os mesmos adversários, o Tricolor somou 10 dos 15 pontos disputados.
34ª rodada
3/2 - Arena - Santos (briga por vaga no G-8)
Depois de perder a final da Libertadores para o Palmeiras no último final de semana, o alvinegro praiano precisa se recuperar no Brasileirão para garantir vaga na competição sul-americana. Com 45 pontos, mas com uma partida a menos que a maioria das equipes, o Santos tem a mesma pontuação que o Athletico-PR, oitavo colocado, mas com sete pontos a menos do que o tricolor gaúcho, última equipe que estaria se classificando para a pré-Libertadores.
Como estava focado na decisão do último sábado, o técnico Cuca optou por poupar alguns titulares nos últimos três jogos, o que resultou em três derrotas (Fortaleza, Goiás e Atlético-MG). Para a sequência do Brasileirão, o técnico Cuca não poderá contar com o zagueiro Lucas Veríssimo, vendido para o Benfica, e com o volante Diego Pituca, negociado com o Kashima Antlers, do Japão. O jogo de amanhã marca o reencontro das equipes após a eliminação gremista na Libertadores deste ano para os santistas, quando o Tricolor foi derrotado por 4 a 1 na Vila Belmiro.
35ª rodada
8/2 - Engenhão - Botafogo (luta contra o rebaixamento)
Lanterna do Brasileirão com 23 pontos, o time carioca vê suas chances de permanecer na Série A cada vez mais distantes. A última vitória alvinegra no campeonato ocorreu no dia 20 de dezembro, contra o Coritiba, fora de casa. Desde então, são seis derrotas e nenhum ponto conquistado.
Internamente, o técnico Eduardo Barroca vive constante pressão não só pelos resultados negativos, mas também pelas questões que envolveram o elenco de jogadores, como o japonês Honda e o marfinense Kalou,que chegaram como contratações de renome, mas não conseguiram corresponder às expectativas da direção e da torcida. Na Arena, no primeiro turno, o Tricolor venceu por 3 a 1, com dois gols de Pepê e um de Diego Souza.
36ª rodada
14/2 - Arena - Grêmio x São Paulo (briga pelo título)
Líder do Brasileirão até pouco tempo, o time paulista despencou na tabela e já é quarto colocado com sete pontos a menos que o Inter, líder do campeonato. A equipe, que era treinada por Fernando Diniz até segunda, deve acabar a competição com técnico interino.
O Tricolor paulista ainda não venceu em 2021 e vem de uma sequência de seis jogos sem vencer (quatro derrotas e dois empates), o que provoca uma pressão interna em cima dos jogadores e da direção, que assumiu o clube recentemente.
Com o jogo contra o Palmeiras adiado para o meio de fevereiro, os nove dias de preparação antes de enfrentar o Ceará pela 36ª rodada podem ser fundamentais para a retomada do São Paulo no campeonato. No turno, em jogo marcado por polêmicas da arbitragem, gaúchos e paulistas ficaram no empate em 0 a 0 no Morumbi.
37ª rodada
21/2 - Arena - Grêmio x Athletico-PR (briga por vaga na Libertadores)
Depois de um primeiro turno ruim, quando brigava contra o rebaixamento, o clube paranaense conseguiu retomar uma sequência de bons resultados com Paulo Autuori no comando da equipe. O Furacão tem a terceira melhor campanha do returno com 26 pontos em 14 jogos, quatro a menos que o Inter.
O time tem apenas uma derrota nos últimos cinco jogos, tendo vencido por duas vezes e empatado outras duas, com resultados positivos frente adversários que brigam pelo topo da tabela, como o Flamengo (2x1) e o São Paulo (1x1).
É o time que menos sofreu gols no campeonato ao lado do Colorado e Palmeiras, com 31 gols. Os resultados permitem que o Athletico possa sonhar com vaga na fase preliminar da Libertadores de 2021. O Grêmio venceu por 2 a 1 no primeiro turno na Arena da Baixada.
38ª rodada
25/2 - Nabi Abi Chedid - Bragantino x Grêmio (briga por vaga na Libertadores)
Promovido para a Série A nesta temporada, a equipe paulista conviveu com maus resultados ainda no primeiro turno, mas conseguiu se recuperar no returno (quarta melhor campanha).
Com Maurício Barbieri na casamata e o quarteto de ataque com Claudinho, autor de cinco gols nos últimos cinco jogos, Helinho, Artur e Ytalo conseguiu emplacar uma série de cinco jogos sem perder, até ser derrotado pelo Colorado na última rodada.
Os resultados recentes fizeram a equipe brigar para disputar a Sul-Americana e sonhar com uma vaga na pré-Libertadores. No atual situação do campeonato, o clube de Bragança Paulista vive momento parecido com o Santos e o Athletico-PR e está com oito pontos a menos que o Grêmio, último time a garantir classificação para a competição sul-americana. No primeiro turno, o Tricolor venceu por 2 a 1 em casa.