Depois dos confrontos pela Libertadores, quando o Santos levou a melhor sobre o Grêmio, os dois clubes já projetam 2021. Segundo a imprensa paulista, Cuca teria sido sondado pelo Tricolor para substituir eventual saída de Renato Portaluppi. A direção gremista admira o técnico, mas garante que Renato é a única opção trabalhada neste momento.
A publicação do Jornal A Tribuna, que acompanha o dia a dia santista, informa que o futuro de Alexi Stival está indefinido e, por isso, o profissional foi sondado pelo Grêmio. A principal pendência seria em relação aos objetivos do time, já que a presença na Libertadores 2021 ainda não é certa. Assim, Cuca poderia deixar a Vila Belmiro, apesar do trabalho elogiado.
De acordo com o veículo paulista, o treinador do Santos seria o preferido para substituir Renato em caso de saída do ídolo da Arena. Contudo, segundo apuração de GZH junto aos dirigentes gremistas, não houve qualquer consulta ou sondagem ao atual comandante do Santos. Apesar da negativa, o modelo de gestão de grupo e o trabalho com recursos escassos é elogiado no ambiente gremista.
Cuca passou pelo Grêmio como atleta, colaborando para o primeiro título de Copa do Brasil do clube em 1989, e também como técnico em 2004. Desde então, teve, por algumas vezes, seu nome ligado ao Tricolor para um eventual retorno que nunca se concretizou.