O Grêmio enfrenta o Santos nesta quarta-feira (3), às 16h, na Arena, pela 34ª rodada do Brasileirão. Para voltar a vencer na competição nacional, o Tricolor terá de superar o retrospecto negativo diante de clubes paulistas na temporada. Em 11 jogos, foram duas vitórias, sete empates e duas derrotas. O aproveitamento é de 39,3%.
Os dois triunfos do time do técnico Renato Portaluppi foram no 2 a 1 contra o Bragantino, na 19ª rodada do Brasileirão, e no 1 a 0 diante do São Paulo, na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil. Ambos os duelos foram disputados na Arena.
As duas derrotas sofridas tiveram justamente o Santos como algoz, mas ocorreram na Vila Belmiro. Pela 15ª rodada do Brasileirão, o Grêmio perdeu por 2 a 1 para os paulistas. O outro revés foi o 4 a 1 no confronto de volta das quartas de final da Libertadores, que culminou com a desclassificação gremista do torneio continental.
No restante do Brasileirão, o Grêmio ainda terá pela frente o São Paulo, em casa, e o Bragantino, fora. Além disso, o Tricolor decidirá a Copa do Brasil com o Palmeiras. As finais estão marcadas para os dias 28 de fevereiro e 7 de março.
Jogos do Grêmio contra clubes paulistas na temporada
- Palmeiras 1 x 1 Grêmio (Brasileirão)
- São Paulo 0 x 0 Grêmio (Copa do Brasil)
- Grêmio 1 x 0 São Paulo (Copa do Brasil)
- Santos 4 x 1 Grêmio (Libertadores)
- Grêmio 1 x 1 Santos (Libertadores)
- Corinthians 0 x 0 Grêmio (Brasileirão)
- Grêmio 2 x 1 Bragantino (Brasileirão)
- São Paulo 0 x 0 Grêmio (Brasileirão)
- Santos 2 x 1 Grêmio (Brasileirão)
- Grêmio 1 x 1 Palmeiras (Brasileirão)
- Grêmio 0 x 0 Corinthians (Brasileirão)