Para completar o grupo na última rodada do Brasileirão, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, convocou cinco garotos do grupo de transição. Para o jogo contra o Bragantino, nesta quinta (25), os zagueiros Heitor e Emanuel, os volantes Fernando Henrique e Jhonata Varela e o meia Pedro Lucas estão relacionados pela primeira vez na carreira para uma partida do time principal. Os jovens devem ganhar mais oportunidades ainda no início da próxima temporada durante o Gauchão.
Como o foco principal na Arena é a decisão da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, o time em Bragança Paulista será reserva. Nem o técnico Renato viajou para Atibaia, no interior paulista, onde a delegação está concentrada. No jogo, a equipe será comandada pelo auxiliar Alexandre Mendes.
O provável time gremista tem: Julio César; Vanderson, Rodrigues, Ruan e Cortez; Darlan, Thaciano e Pinares; Ferreira, Everton e Diego Churín. Também estão relacionados o goleiro Brenno, os zagueiros Heitor e Emanuel, os volantes Lucas Araújo, Fernando Henrique e Jhonata Varela, o meia Isaque e os atacantes Pedro Lucas e Guilherme Azevedo.
O Tricolor precisa vencer o Bragantino, na quinta (25), às 21h30min, e torcer por uma derrota do Fluminense para o Fortaleza, para confirmar a vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores sem depender da conquista da Copa do Brasil.
Conheça os cinco garotos do Grêmio chamados por Renato:
Heitor: o zagueiro de 20 anos atua pelo lado direito da defesa e se destaca pela velocidade, pela técnica e pela boa qualidade na boa aérea, especialmente pela boa estatura. Foi titular no vice-campeonato da Copa São Paulo em 2020.
Emanuel: com estilo diferente do de Heitor, é um zagueiro de força e de imposição física, que joga preferencialmente pelo lado esquerdo. Tem 21 anos e ostenta no currículo passagens pela seleção brasileira sub-17.
Fernando Henrique: é mais um destaque da bem-sucedida escola de volantes técnicos do Grêmio. Aos 19 anos, jogou as duas últimas edições da Copa São Paulo e tem várias passagens pelas seleções de base. Destaca-se pelo passe e pelo lançamento.
Jhonata Varela: é um primeiro volante com boa imposição física. Aos 20, destaca-se ainda pela bola aérea e pela saída de bola rápida. Costuma fazer gols.
Pedro Lucas: campeão mundial sub-17 em 2019, o meia de 18 anos é uma grande promessa da base gremista. Com qualidade diferenciada, possui excelente domínio de bola e uma ótima qualidade no passe. Costuma atuar pelo lado direito.