Único clube brasileiro em três competições, o Palmeiras não teve muito tempo para descansar da sofrida semifinal da Libertadores contra o River Plate. Depois de liberar os jogadores das atividades na quarta-feira (13), o time paulista fez um único treinamento nesta quinta antes de enfrentar o Grêmio pelo Brasileirão.
A partida que será disputada em São Paulo é uma espécie de prévia das finais da Copa do Brasil, que serão disputadas em 11 e 17 de fevereiro ou 28 de fevereiro e 7 de março, de acordo com o desempenho dos comandados de Abel Ferreira na Libertadores.
Para este confronto, o técnico português terá alguns desfalques: o zagueiro Gustavo Gómez, o atacante Gabriel Veron e o volante Patrick de Paula estão lesionados e o volante e lateral Gabriel Menino, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Quem volta é o lateral-direito Mayke, recuperado da covid-19.
Apesar do farto elenco, Abel tem buscado soluções nas categorias de base, até porque além dos quatro jogadores citados, ele perdeu algumas outras opções ao longo da temporada 2020-21. Felipe Melo e Gabriel Silva, que se recuperam de lesões seguiram o cronograma de transição física no gramado. Wesley e Luan Silva passaram por cirurgias no joelho esquerdo e só voltam no decorrer da temporada 2021.
E a exemplo dos últimos jogos do Brasileirão, o treinador palmeirense deverá se utilizar do time sub-20 para compor o grupo para a partida desta sexta, já que vários titulares serão preservados pelo desgaste: Marcos Rocha, Matías Viña, Danilo, Gustavo Scarpa e Luiz Adriano não começarão o jogo e alguns poderão ficar no banco. A provável formação do Palmeiras tem: Weverton, Emerson Santos, Luan, Kuscevic e Lucas Esteves; Zé Rafael, Raphael Veiga e Lucas Lima; Rony, Breno Lopes e Willian.
Palmeiras e Grêmio se enfrentam nesta sexta-feira (15) às 21h30min pela 30ª rodada do Brasileirão.