O Grêmio tem o seu primeiro jogo do ano na noite desta quarta-feira (6), às 19h15min, diante do Bahia, na Arena, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O compromisso marca o início da sequência de sete partidas que o Tricolor terá antes da final da Copa do Brasil contra o Palmeiras, em 3 de fevereiro.
Nos sete jogos marcados neste mês de janeiro, o Grêmio irá enfrentar quatro adversários diretos na briga pelos primeiros lugares do Brasileirão: Palmeiras, Atlético-MG, Inter e Flamengo. Em razão disso, o Tricolor não quer deixar passar a oportunidade de somar os três pontos na Arena diante do Bahia, que luta contra o rebaixamento, e Renato Portaluppi mandará a campo o máximo possível de titulares.
O volante Lucas Silva admitiu que é difícil não pensar na decisão contra o Palmeiras, mas afirmou que o Grêmio precisa mostrar ao longo de janeiro se pode também disputar o título do Brasileirão.
— Se vira a chave em uma competição até chegar na final. Quando se chega na final, não tem como não pensar. Por mais que ainda falte um mês, vira e mexe passa na cabeça como vai ser. Como temos sete partidas podemos ter um foco no Campeonato Brasileirão, onde queremos nos aproximar e, quem sabe, brigar também no Brasileirão — projetou.
Quinto colocado com 45 pontos, o Grêmio tem a possibilidade de entrar no G-4 nesta rodada. Para isso, além de vencer o Bahia, precisa contar uma derrota do Inter para o Ceará, nesta quinta-feira (7), em Fortaleza. Mesmo que seja derrotado, o Tricolor não perderá nenhuma posição já que o Palmeiras, sexto colocado, teve seu jogo adiado em razão da disputa de semifinal da Libertadores com o River Plate.
Chance na lateral
Depois de ter deixado o jogo contra o São Paulo com um desconforto muscular, o lateral-direito Victor Ferraz deverá ser preservado por Renato Portaluppi. Isso abrirá possibilidade para o garoto Vanderson mostrar seu potencial enquanto a permanência de Orejuela está em dúvida pela falta de acordo com o Cruzeiro.
Vanderson, de 19 anos, tem apenas uma partida na equipe profissional. Ele estreou justamente na última rodada do Brasileirão, na vitória de 2 a 1 sobre o Atlético-GO. Na partida, onde atuou por 69 minutos, se destacou pela capacidade ofensiva, como no cruzamento que terminou com o gol contra de Dudu no lance em que o Grêmio abriu o placar. Por outro lado, o jovem atleta mostrou dificuldade na marcação. No gol dos goianos, por exemplo, ele não conseguiu acompanhar Gustavo Ferrareis na área gremista.
Natural de Rondonópolis, no Mato Grosso, Vanderson chegou ao Grêmio na metade de 2018 para a categoria sub-17 após indicação do observador técnico gremista Erivelton Lima. A curiosidade é que o lateral-direito, que atuava pelo Rio Branco-SP, chamou atenção de Erivelton em jogo no qual seu time foi goleado por 6 a 0 pelo União Barbarense, pelo Paulista Sub-17.
— Quando eu enviei o relatório, o pessoal até me questionou. Perguntaram se eu havia marcado o placar certo. Você está contratando o lateral que levou seis? — recorda Erivelton, que aponta as qualidades de Vanderson que chamaram sua atenção.
— Quando a gente vai ver um jogo não é para ver quem ganha, é ver o desempenho individual. O Vanderson chamou atenção no que buscamos no processo de formação do Grêmio. É um atleta de muito bem relacionamento com a bola, com projeção física e competitivo. Mesmo com o time levando 6 a 0, em nenhum momento o atleta se omitiu da partida e deixou de fazer suas ações — cita.
No começo de 2020, Vanderson fez parte da equipe vice-campeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Por suspensão, ele não disputou a final contra o Inter. Logo depois foi promovido para o time de transição e virou titular do técnico Thiago Gomes. Após disputar dez partidas pelo Brasileirão de Aspirantes, o lateral-direito acabou chamado para integrar o grupo principal. O garoto tem no currículo uma convocação para a seleção brasileira sub-20 e teve o contrato renovado até o fim de 2024 com uma multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 323,5 milhões).