Sem ser titular desde o confronto contra o Atlético-GO, no dia 27 de dezembro, o volante Darlan parece ter perdido espaço no time de Renato Portaluppi. Nas últimas partidas, o jogador foi preterido da equipe e acabou ficando atrás de Lucas Silva e Thaciano na ordem de preferência do treinador.
Internamente, a avaliação é que ambos dão mais vigor no meio de campo do que o camisa 15. O parecer foi percebido após a atuação de Darlan no confronto contra o Santos na Vila Belmiro, pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores, quando o Grêmio foi derrotado por 4 a 1 e não conseguiu ter o controle do meio-campo, tendo saído no intervalo para a entrada do chileno Pinares.
— Ele perdeu espaço porque nos jogos contra o Santos, quando era importante o Grêmio propor o jogo, mantendo o padrão de posse de bola e passes em progressão, principalmente dos volantes apoiadores, ali ele foi mal. Esperava-se que ele ajudasse a armar o Grêmio, com uma construção ofensiva mais do que defender e ele não foi bem — analisa Diogo Olivier, comentarista da Rádio Gaúcha e colunista de GZH.
Essa baixa produção de Darlan casou também com uma mudança de estratégia gremista, principalmente nos confrontos contra o São Paulo pelas semifinais da Copa do Brasil. O volante até começa o primeiro confronto contra os paulistas, na Arena, como titular, mas deixa o campo ainda no intervalo para a entrada de Lucas Silva, o que garantiu mais segurança defensiva ao Tricolor.
A partir desse momento, o garoto perdeu a vaga no time titular para o ex-jogador do Cruzeiro. No jogo de volta, no Morumbi, Lucas Silva já iniciou a partida, ajudando o Grêmio a garantir a vaga na final da competição. Darlan, por exemplo, entrou faltando apenas nove minutos para o término do jogo.
Apesar disso, o jogador pode voltar a ser titular na próxima quarta-feira (20), quando o Tricolor enfrenta o Atlético-MG, na Arena, pela 31ª rodada do Brasileirão. Com Matheus Henrique e Maicon como dúvidas, o técnico Renato Portaluppi deverá escolher entre o camisa 15, Thaciano e Lucas Silva para formarem a dupla de volantes da equipe.