Depois de quatro dias de folga após a classificação para a final da Copa do Brasil diante do São Paulo, no Morumbi, o elenco do Grêmio voltou aos treinamentos nessa segunda-feira (4), no CT Luiz Carvalho, de olho na sequência que terá pelo Campeonato Brasileiro. Até 3 de fevereiro, data do jogo de ida da decisão com o Palmeiras, o Tricolor vai disputar sete partidas pelo Brasileirão.
Além de aproveitar o tempo para recuperar lesionados, o clube gaúcho tem como objetivo encaminhar a classificação para a próxima edição da Libertadores independentemente do que irá acontecer na final contra o Palmeiras. O Grêmio iniciou o ano dentro do G-6, em quinto lugar, com 45 pontos — a dois do G-4.
O Tricolor, no entanto, tem um jogo a menos que três dos quatro primeiros colocados — São Paulo, Atlético-MG e Inter. Essa partida é um confronto direto com o Flamengo, atual terceiro, marcada para 28 de janeiro.
— O que nós obtivemos até agora foi a classificação para jogar essa final, mas não a garantia de que ganharemos. Iremos enfrentar o Palmeiras com muita humildade e sabendo da grandeza desse enfrentamento. Nesse primeiro momento iremos focar nos jogos do Brasileirão porque queremos estar muito bem classificados até a fevereiro. Se chegarmos em uma boa posição, isso trará um clima de maior serenidade — projeta o vice de futebol gremista Paulo Luz.
O caminho até a final da Copa do Brasil
Grêmio x Bahia - 6/1 (quarta-feira), 19h15min - Arena
No primeiro compromisso de 2021, o técnico Renato Portaluppi mandará a campo um time com o máximo de titulares possível. A ideia é deixar fora só quem está lesionado ou em fase final de recuperação. Dessa forma, a exceção da lateral direita, onde o garoto Vanderson é o mais cotado para atuar porque Victor Ferraz sentiu um desconforto no Morumbi, o time deve ser o mesmo que empatou com o São Paulo. O Bahia vem de uma sequência seis derrotas seguidas no Brasileirão e só não está na zona de rebaixamento porque leva vantagem sobre o Vasco no número de vitórias.
Fortaleza x Grêmio - 9/1 (sábado), 21h - Castelão
Sem muito tempo para descanso, o Grêmio irá ao Ceará encarar o Fortaleza no sábado. Em razão da longa viagem e da proximidade com o jogo com o Bahia, o técnico Renato Portaluppi poderá preservar alguns jogadores para a partida no Castelão. Depois de um bom começo de Brasileirão, o Fortaleza caiu de desempenho após a saída de Rogério Ceni. A equipe iniciou o ano na 14ª posição, apenas três pontos acima da zona de rebaixamento.
Palmeiras x Grêmio - 15/1 (sexta-feira), 21h30 - Arena Palmeiras
Grêmio e Palmeiras farão uma prévia da final da Copa do Brasil no dia 15 de janeiro, quando os dois times irão se enfrentar, em São Paulo, em confronto direto na briga na parte de cima da tabela do Brasileirão. Enquanto o Tricolor terá quase uma semana de descanso desde o jogo contra o Fortaleza, o Alviverde estará em uma maratona. A partida acontecerá entre a volta da semifinal da Libertadores com o River Plate, dia 12, e o clássico com o Corinthians, dia 18. A expectativa é de que Maicon e Geromel fiquem à disposição de Renato para o compromisso na capital paulista.
Grêmio x Atlético-MG - 20/1 (quarta-feira), 19h15 - Arena
O Grêmio voltará a ter um confronto direto na briga por título e G-4 na 31ª rodada. Em 20 de janeiro, o Atlético-MG de Jorge Sampaoli virá à Arena desafiar os comandados de Renato Portaluppi. O Tricolor terá a oportunidade de dar o troco da derrota de 3 a 1 sofrida no primeiro turno, no Mineirão.
Inter x Grêmio - 24/1 - (domingo), 16h - Beira-Rio
Depois de terminar 2020 com um retrospecto altamente favorável em Gre-Nais — quatro vitórias e dois empates —, o Grêmio tentará a primeira vitória em clássicos em 2021 dentro do Beira-Rio. No confronto, também direto na disputa pelos primeiros lugares da classificação do Campeonato Brasileiro, o Tricolor defenderá uma invencibilidade de onze clássicos. A última derrota gremista para o Inter foi em setembro de 2018.
Grêmio x Flamengo - 28/1 (quinta-feira), 20h - Arena
Em jogo atrasado da 23ª rodada, Grêmio e Flamengo vão se encontrar na Arena, dia 28. A partida marcará o fim da sequência de quatro confrontos diretos do Grêmio contra equipes da parte de cima da tabela. Eliminado precocemente da Libertadores e da Copa do Brasil, o Rubro-Negro tenta salvar a temporada com o título do Brasileirão. Os cariocas iniciaram o ano em terceiro lugar, a sete pontos do São Paulo, mas com uma partida a menos que o líder.
Coritiba x Grêmio - 31/1 (domingo), 16h - Couto Pereira
Depois de quatro enfrentamentos com rivais diretos, o Grêmio voltará a enfrentar um time que briga contra o rebaixamento na 33ª rodada. Três dias antes do primeiro jogo da final da Copa do Brasil, o Tricolor irá ao Paraná encarar o Coritiba, no Couto Pereira. Em razão da proximidade com a decisão do torneio de mata-matas, Renato Portaluppi deverá preservar os titulares da viagem a Curitiba.