Com um jogador a mais desde os 34 minutos do primeiro tempo, quando o goleiro adversário acabou expulso por falta no meia-atacante Vini Paulista, o Grêmio não conseguiu abrir vantagem nas quartas de final do Brasileirão sub-20. Atuando fora de casa contra o Corinthians, o time do técnico César Lopes ficou no empate em 0 a 0 e agora joga por uma vitória para se classificar para a semifinal da competição. A partida de volta será no próximo domingo (3), 16h, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
O treinador gremista mandou a campo Adriel, Thomas Luciano, Gustavo Martins, Gustavo Marins e Thiago Rosa; Sarará e Bitello; Vini Paulista, Pedro Lucas e Leo Fenga; Ricardinho. Com um time bastante móvel, as primeiras oportunidades da partida foram do Tricolor. Primeiro, em chute de Léo Fenga em chute do bico da grande área e, depois, em jogada combinada entre Ricardinho e Vini Paulista, que chutou por cima do gol.
O Corinthians até respondeu aos 22 minutos, em cobrança de escanteio e cabeçada. Rente ao chão o goleiro Adriel segurou sem dar rebote. Doze minutos depois o lance que poderia ter mudado a história da partida. Em lançamento do zagueiro Gustavo Martins, Vini Paulista aproveitou a indefinição do zagueiro e ganhou na velocidade para dar um leve toque e ser derrubado pelo goleiro fora da área, resultando na expulsão do jogador corintiano.
O Grêmio seguiu pressionando do final do primeiro tempo até o término da partida, mas não conseguiu vencer a meta do time adversário. Na segunda etapa, as melhores chances foram do Tricolor.
Aos 5 minutos, o cruzamento do lateral-direito Thomas Luciano passou na área e Bitello aparou do outro lado, o zagueiro desviou para trás, mas o goleiro conseguiu fazer a defesa. Depois, o Corinthians se retrancou e o Grêmio só conseguiu mais uma chance em chute de Thiago Rosa, que foi direto para fora.