Grêmio e Santos já protagonizaram grandes enfrentamentos em mata-matas neste século. As equipes se encontraram em cinco ocasiões: uma pela Libertadores, uma pelo Brasileirão e três pela Copa do Brasil. A vantagem é do clube paulista, que passou pelo time gaúcho em três oportunidades. Enquanto o confronto pelas quartas de final desta edição da Libertadores não chega, relembre outras vezes em que os clubes tiveram os seus caminhos cruzados em fases decisivas.
Brasileirão 2002 — semifinal
Ida (4/12/2002) — Santos 3x0 Grêmio
Volta (7/12/2002) — Grêmio 1x0 Santos
A rivalidade Grêmio x Santos no século 21 começou em 2002. Em dezembro, os clubes se enfrentaram pela semifinal do Brasileirão de 2002, o último disputado com sistema de mata-mata — em 2003, a competição passou a ser realizada em pontos corridos. E os paulistas levaram a melhor. O Santos comandado por Emerson Leão que tinha a dupla Robinho e Diego goleou no jogo de ida por 3 a 0, na Vila Belmiro, com dois gols de Alberto e outro marcado pelo próprio Robinho. O Grêmio de Tite até venceu a partida de volta por 1 a 0, no Olímpico, com gol de Rodrigo Fabri, mas acabou eliminado. O Santos foi para a final e venceu o Corinthians, no confronto em que consagrou as famosas pedaladas de Robinho sobre Rogério.
Libertadores 2007 — semifinal
Ida (30/5/2007) — Grêmio 2x0 Santos
Volta (6/6/2007) — Santos 3x1 Grêmio
A resposta do Grêmio em mata-matas também ocorreu em uma semifinal, mas de Libertadores. Em 2007, o Tricolor comandado por Mano Menezes venceu o Santos de Vanderlei Luxemburgo por 2 a 0 no Olímpico com gols de Tcheco, de pênalti, e Carlos Eduardo.
No jogo de volta, na Vila Belmiro, contou com um dos seus protagonistas atuais para avançar à final da competição: Diego Souza. Aos 24 minutos, o então meia abriu o placar com um golaço, acertando o ângulo do goleiro Fábio Costa. Precisando de quatro gols para avançar, o Santos reagiu, mas não levou. O clube paulista marcou três vezes, com Renatinho (2) e Zé Roberto, e viu o Tricolor ficar com a vaga. Na final, o Grêmio foi batido pelo Boca Juniors e adiou o sonho do tricampeonato da América, que viria 10 anos mais tarde.
Copa do Brasil 2010 — semifinal
Ida (12/5/2010) - Grêmio 4x3 Santos
Volta (19/5/2010) - Santos 3x1 Grêmio
O troco do Santos veio em 2010, em uma semifinal marcante na Copa do Brasil. No jogo de ida, talvez um dos mais emocionantes entre os clubes, o Tricolor venceu de virada por 4 a 3, no Olímpico. O time paulista, que em 2011 seria campeão da Libertadores, começou com tudo na antiga casa do Grêmio. Comandado por Dorival Júnior, abriu o placar aos 15 e aos 20 do primeiro tempo com André — que em 2018 vestiria a camisa do time gaúcho. O Tricolor ainda perdeu um pênalti na etapa inicial, com Jonas.
No segundo tempo, o Grêmio iniciou a reação. Borges diminuiu aos 13, empatou aos 19, e viu Jonas se redimir do pênalti desperdiçado anteriormente e virar o placar. Borges ainda ampliou, aos 30, mas Robinho descontou aos 38. No jogo de volta, o Grêmio segurou a classificação até o segundo tempo, quando Ganso abriu o placar. Aos 24, Robinho ampliou e, aos 29, Rafael Marques descontou. Precisando de mais um gol para avançar à final, o Tricolor se jogou ao ataque, mas sofreu o terceiro, marcado por Wesley. Na decisão, o Santos de Ganso, Robinho, Neymar e André bateu o Vitória e ficou com o título.
Copa do Brasil 2013 — oitavas de final
Ida (21/8/2013) — Santos 1x0 Grêmio
Volta (28/8/2013) — Grêmio 2x0 Santos
Em 2013, o Grêmio virou o confronto com o Santos e avançou às quartas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, na Vila, o clube paulista venceu por 1 a 0, com gol de Gabigol, na época com apenas 16 anos. Na sua segunda passagem como técnico do Grêmio, Renato Portaluppi levou o time à classificação com vitória por 2 a 0 na Arena. O Tricolor era eliminado até os 10 do segundo tempo, quando Souza abriu o placar. O gol da vaga veio aos 43, com Werley. A equipe de Renato passou pelo Corinthians, nos pênaltis, nas quartas, mas caiu para o Athletico-PR nas semifinais.
Copa do Brasil 2014 — oitavas de final
Ida (28/8/2014) — Grêmio 0x2 Santos
Volta — não ocorreu
O confronto mais recente entre os clubes em um mata-mata ocorreu na Copa do Brasil de 2014, um duelo que ficou marcado pelo episódio de injúria racial contra o goleiro Aranha. O Santos vencia o jogo de ida por 2 a 0 na Arena, pelas oitavas de final, quando Aranha ouviu a injúria por parte de pelo menos uma torcedora do Grêmio. Depois do confronto, o clube gaúcho perdeu pontos e foi eliminado da competição após julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Santos parou no Cruzeiro nas semifinais.