Com o avanço do Grêmio para as quartas de final da Libertadores, a competição terá um duelo brasileiro na próxima fase. O Tricolor, agora, irá duelar contra o Santos para tentar chegar à quarta semifinal nos últimos quatro anos (2017, 2018, 2019 e, caso avance, 2020). As equipes já se enfrentaram uma vez neste ano, com vitória paulista por 2 a 1 na Vila Belmiro.
O alvinegro do litoral paulista chega às quartas da Libertadores em alta. Mesmo que o clube tenha se envolvido com problemas fora de campo, seguidos atrasos de salários e impeachment do presidente José Carlos Peres, a campanha da equipe surpreende até quem acompanha o time no dia a dia.
—É um fato muito inesperado. O time está na sexta posição no Brasileirão, nas quartas de final da Libertadores, não dava para se imaginar isso — relata Bruno Giufrida, setorista do Santos no ge.globo.
O bom momento vivido pelo clube paulista tem sido alicerçado por um ex-jogador do Grêmio: Marinho. Aos 30 anos, o atacante deixou o Tricolor ainda na temporada de 2019 e já fez 58 jogos com a camisa santista, marcando 27 gols, 19 somente esse ano.
— Os pontos fortes são principalmente Marinho e Soteldo, os dois principais jogadores do time. O ponto mais fraco é o meio-campo, que tem dificuldade pra marcar diante de meias com qualidade do outro lado — completa Giufrida.
O Santos fez a segunda melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, conquistando a primeira posição do Grupo G, com 16 pontos. Nas oitavas, eliminou a LDU, depois de vencer no Equador por 2 a 1 e perder na Vila Belmiro por 1 a 0. A primeira partida das quartas será na Arena e a segunda, na casa da equipe paulista.