O Grêmio fez um questionamento à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o calendário anunciado para o mês de dezembro. De acordo com a tabela divulgada, o São Paulo terá um tempo de descanso maior do que o time de Renato Portaluppi antes dos jogos entre as duas equipes pela semifinal da Copa do Brasil.
Antes do jogo de ida, marcado para o dia 23 de dezembro, o São Paulo terá uma semana de descanso, enquanto o Grêmio será obrigado a entrar em campo três dias antes — se confirmar a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores.
A rodada que antecede a partida de volta também desagradou a direção gremista. Enquanto o São Paulo joga contra o Fluminense no sábado (26), quatro dias antes da decisão, o Grêmio entrará em campo no domingo (27), às 20h30min, contra o Atlético-GO, apenas três dias antes do jogo contra a equipe paulista.
— Estamos em contato com a CBF. Manifestamos nossa preocupação e estamos no aguardo de uma manifestação — declarou o presidente Romildo Bolzan Júnior.
De acordo com a tabela do Brasileirão, o jogo do São Paulo contra o Atlético-MG, no Morumbi, pela 26ª rodada, será no dia 16 de dezembro, uma quarta-feira, uma semana antes da partida de ida da semifinal, marcada para o dia 23 de dezembro, na Arena.
O Grêmio, por sua vez, enfrentará o Sport, no Recife, no dia 20, um domingo, às 20h30min. Por conta do horário adiantado, o Tricolor gaúcho terá que retornar da capital pernambucana só na segunda (21), apenas dois dias antes da primeira decisão contra o São Paulo.
Em princípio, o time gremista não poderia ter um jogo marcado para o dia 16, pois a data está reservada para as quartas de final da Copa Libertadores. Se a equipe de Renato Portaluppi confirmar a vaga na partida desta quarta (3), contra o Guarani-PAR, a direção deve aguardar a Conmebol divulgar a programação do possível confronto com o Santos para definir qual será a estratégia adotada.
Contudo, o calendário tem ainda outro problema. Pela 27ª rodada, o São Paulo enfrentará o Fluminense, no Rio de Janeiro, no sábado (26), às 21h, quatro dias antes do jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil. O Grêmio, por sua vez, atuará contra o Atlético-GO no domingo (27), às 20h30min, na Arena, tendo um dia a menos de descanso antes da decisão no Morumbi.
Confira o calendário dos jogos de Grêmio e São Paulo antes da semifinal da Copa do Brasil:
Brasileirão - 26ª rodada*:
16/12 - São Paulo x Atlético-MG (21h30min)
20/12 - Sport x Grêmio (20h30min)
Copa do Brasil - jogo de ida da semifinal
23/12 – Grêmio x São Paulo (21h30min)
Brasileirão - 27ª rodada
26/12 - Fluminense x São Paulo (21h)
27/12 - Grêmio x Atlético-GO (20h30min)
Copa do Brasil - jogo de volta da semifinal
30/12 – São Paulo x Grêmio (21h30min)
* Se eliminar o Guarani-PAR nesta quarta (3), o Grêmio enfrentará o Santos nas quartas de final da Copa Libertadores. A data-base do jogo da volta é 16/12.