Grêmio e Fluminense se enfrentam neste domingo (8), às 20h30min, na primeira rodada do segundo turno do Brasileirão. O time de Renato tenta manter a melhor sequência de vitórias do ano contra um comandante conhecido, e que tem levado a pior diante dos gremistas. O técnico Odair Hellmann enfrentou o Tricolor gaúcho 11 vezes nos últimos cinco anos e ganhou apenas duas partidas.
Desde o elástico 5 a 0 sobre um Inter sem técnico, com o interino Odair na casamata, em 2015, foram outros nove Gre-Nais. Desses nove, os quatro mais recentes iniciaram a atual sequência invicta do Tricolor gaúcho sobre o rival. As duas únicas vitórias do técnico contra o Grêmio também são os últimos triunfos do Colorado em clássicos, ambas em 2018: uma pelas quartas de final do Gauchão, por 2 a 0, outra pela 24ª rodada do Brasileirão, por 1 a 0.
O empate, no entanto, foi o resultado mais frequente nos Gre-Nais que colocavam o técnico Odair e o Grêmio frente a frente nos anos 2018 e 2019. São quatro jogos sem vencedor e outras quatro derrotas para o Tricolor gaúcho, sendo que na primeira delas, o 5 a 0, o treinador era interino com três dias de trabalho.
O confronto mais recente foi entre o Fluminense recém-derrotado no Campeonato Carioca para o Grêmio, por 1 a 0, na primeira rodada do Brasileirão, em agosto.
Os números do confronto
Grêmio x Odair Hellmann
- 11 jogos
(10 Gre-Nais e 1 Grêmio x Fluminense de 2020) - 5 vitórias do Grêmio
(4 Gre-Nais, o primeiro, com Odair de interino, em 2015) - 4 empates em Gre-Nais
(1 deles perdido nos pênaltis, na final do Gauchão de 2019) - 2 vitórias em Gre-Nais
Ambas em 2018, no Beira-Rio
13 gols do Grêmio x 5 gols do Inter (nenhum do Fluminense)