Campeão da Libertadores de 2017, o volante Michel aguarda seu retorno aos gramados. Com contrato com o Grêmio até dezembro de 2022, o jogador de 30 anos começou o ano emprestado ao Fortaleza, mas sofreu uma lesão no joelho esquerdo em agosto e foi submetido a uma artroscopia no local.
O problema que impediu o melhor volante do Brasileirão de 2017 no prêmio Bola de Prata Placar/ESPN de seguir jogando nesta temporada foi um desgaste na cartilagem do joelho.
Sem entrar em campo desde 22 de fevereiro, quando enfrentou o Confiança pela Copa do Nordeste, ele ainda não tem previsão de retorno. Em Porto Alegre, Michel faz trabalho de fortalecimento muscular e, até o momento, não enfrentou nenhum problema em sua recuperação.
Se tudo seguir como estabelecido, a partir de 10 de dezembro ele poderá começar a realizar algumas atividades físicas em campo, mas sem participar de trabalhos com bola.
Na semana passada, o volante viajou para o Rio de Janeiro e consultou com o médico do Flamengo, Marcio Tannure, que considerou que o jogador está respondendo bem ao cronograma determinado após a realização do procedimento cirúrgico.
Pelo Grêmio, além do título da Libertadores, Michel ainda foi campeão da Recopa Sul-Americana de 2018 e bicampeão gaúcho em 2018 e 2019. No total, ele fez 114 jogos e marcou oito gols com a camisa tricolor.