Atualmente o quarto na hierarquia dos goleiros do Grêmio, Brenno viveu um mês intenso: o jovem jogador quase trocou o Tricolor pelo futebol português, mas terminará outubro entregue ao departamento médico. O arqueiro de 21 anos sofreu uma lesão na coxa direita jogando pela equipe de transição e deverá atuar somente na segunda quinzena do mês de novembro. Por outro lado, a intenção do clube é aproveitar a promessa, já que o goleiro Júlio César não deverá renovar o seu vínculo.
Nos primeiros dias deste mês, o Boavista-POR tentou contratar o goleiro por empréstimo para ser reserva de outra cria da base gremista: Léo Jardim. Inclusive, a promessa portuguesa era de ganhar ritmo de jogo, mesmo com a titularidade sendo de outro atleta. O panorama atual em Porto Alegre não indica aproveitamento imediato. Logo, a possibilidade foi aceita pelo estafe de Brenno, mas o Grêmio brecou a investida.
Os dirigentes gremistas entendem que Brenno será melhor aproveitado ainda na atual temporada. Júlio César, que está na frente do jovem na hierarquia de goleiros do clube, não terá o seu vínculo estendido — o contrato atual termina em 31 de dezembro deste ano. Com isso a ascensão está próxima, mesmo com Vanderlei e Paulo Victor atuando com mais regularidade.
Neste momento, no entanto, o que impede a utilização do goleiro é uma lesão muscular sofrida nos últimos dias. Para seguir tendo ritmo de jogo, a comissão técnica liberou o jovem para atuar pela equipe de transição em amistoso contra o Avaí, visando à disputa Brasileirão de Aspirantes. No duelo contra pelo time catarinense, no CT Hélio Dourado, após uma dividida com o atacante adversário, ele sentiu dores musculares.
Após realização de exame de imagem foi detectada lesão muscular de grau 3. Há algumas semanas, o Grêmio alterou o informativo e não divulga mais sobre lesões em seus atletas. Porém, a informação recebida por GZH é que o atleta tem um caso semelhante ao de Guilherme Guedes, outra promessa gremista, mas que não atua desde o começo do mês de agosto pelo mesmo tipo de problema.
O contrato de Brenno com o Grêmio vai até o final de 2021 e a multa rescisória é de aproximadamente 40 milhões de euros (cerca de R$ 262 milhões na conversão atual). Até o momento, o jogador atuou em apenas três partidas como profissional.